sexta-feira, 1/março/2024
PUBLICIDADE

Advogados: construindo a história do país

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Em agosto comemoramos o dia do advogado. A data de 11 de agosto surgiu como homenagem aos profissionais da advocacia, devido à criação do primeiro curso de direito do Brasil, através da Faculdade de Direito de São Paulo, um decreto assinado por D. Pedro I em 1827.

Desde então os advogados tem feito parte da história brasileira influenciando, modelando e redigindo todos os códigos que regem nossas posturas e condutas, nossos direitos e deveres. Nossa sociedade é o que é hoje graças ao norte dado por estes profissionais.

A Constituição Federal, os Códigos Civil e Penal, as Leis Trabalhistas, o Código Florestal, o Estatuto da Terra, o Estatuto da Criança e do Adolescente, do Idoso e, recentemente, da Juventude, todos tiveram a participação de advogados. Do estudo inicial, passando pela elaboração, redação, correção, até chegar ao produto final, em algum momento os advogados se fizeram presente, colaborando com a confecção destas ferramentas fundamentais para nossa vida em comunidade.

Até hoje, cada vez que uma nova lei surge, nas Câmaras Municipais, Assembleias Legislativas, Câmara Federal, Senado ou via Executivo, ou cada vez que um código é revisto, este processo só é concluído com a participação dos advogados.

Por isso apenas um dia é pouco para rendermos homenagens a estes profissionais e a esta magnífica profissão. Que ao mesmo tempo nos provoca mudanças e nos convida reflexões em antigas jurisprudências. Uma profissão que nos impulsiona constantemente ao estudo e ao aprimoramento, impedindo qualquer estagnação.

Talvez seja justamente pelo dinamismo e empreendedorismo dos advogados que eles dividam a data comemorativa com os ESTUDANTES, que também tem como dia oficial o 11 de agosto. Sejamos então todos eternos estudantes do direito, festejando a cada data e renovando nosso juramento a cada amanhecer, sem nunca perder a essência que fez nascer esta bela e eterna profissão. PARABÉNS ADVOGADOS.

Wilson Roberto Maciel é advogado agrarista, com escritório em Sinop, Colider e Cuiabá, foi presidente da OAB Colider (2010/2012) e atualmente é Conselheiro Estadual da OAB/MT.

 

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias

Endometriose: A importância do diagnóstico precoce

O Março Amarelo começou! É o mês mundial de...

O Indizível

Quando menino, a mãe pedia para eu ir ao...

A grande expectativa coletiva

É muito fácil presentear quem não precisa de amparo...

Não é apenas água que falta em Várzea Grande!

Se você mora em Várzea Grande ou tem um...