sexta-feira, 29/março/2024
PUBLICIDADE

A triste realidade da política

Wilson Carlos Fuáh
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Os políticos não devem ser modelo para os jovens. Mas estão fazendo escola, teve certo figurão da política que lançou esta frase: eu não sei de nada e não vi nada.

A partir daí a moda pegou, e todos os criminosos, sejam assaltantes ou assassinos, sejam estelionatários ou qualquer monstro pedófilo, ao serem presos passaram a usar a mesma frase: eu não sei de nada, eu não vi nada. 
 Os membros da escola do crime ao serem presos abaixam a cabeça para que o povo não veja a sua cara, para não ser reconhecido, por outro lado, os políticos pegos em escândalos, cinicamente convocam uma coletiva para se eximirem dos crimes contra uma coletividade, e não tem vergonha de mostrar a cara. 
 O país passou por uma fase onde foram desmistificados vários crimes contra o erário, nas mais variadas facetas e modus operandi: políticos flagrados com dinheiro na cueca e pastor com dólares na bíblia; recursos de prefeituras desviados para construir castelos ou com recurso de superfaturamento de obras públicas para financiar campanhas; o MPF desenvolveu várias frentes de investigações e a PF prendeu inúmeros políticos com ações de votos vendidos ou comprados para favorecimento deste ou daquele que usam caixa 2 com projetos de reeleição.

O desvio de recurso público é o pior das barbáries, ultrapassa a todos os crimes, quem pratica desvio de recurso da Saúde mata indiretamente milhares de pessoas pela falta de atendimento nos hospitais públicos e prontos socorros, pois quando se pratica desvio de recursos públicos, está se praticando crime coletivo em forma de matança coletiva.
 Leis aqui são universais, valem e são aplicadas em igual medida e intensidade para todos. Mas para os políticos elas não são assim muito universais e não são aplicadas em forma de igualdade e intensidade.
 É um país magnífico sem terremotos e intempéries devastadoras, lindo em todos os sentidos, por todos os lugares que olharmos, sentimos a necessidade de detonar flash e o mais importante é saber que moramos dentro de molduras vivas do Pantanal ou das Praias belas pelo Brasil afora. 
 Os políticos estão destruindo o que há de melhor neste país, que é expectativa de felicidade do povo, mas apesar deles, morar aqui é bom demais.

Com a reeleição, os reeleitos vão escolarizando com experiências através de anos consecutivos e fazem da política uma profissão, pensam que o poder não é uma ação transitória e que para eles as benesses do poder não tem fim, por isso o Brasil está formando uma Classe de Políticos, com raríssima exceção e por via de regra, são desonestos, infames e vis.

Não escolhemos para nascer aqui no Brasil, mas podemos morrer por aqui: de desgosto, de tristeza, ou quem sabe um dia, de repente por indignação de tanto esperar pelas mudanças que nunca chega, mas o importante é nunca perder a esperança e acreditar na democracia, pois somente através dos votos é que poderemos mudar este país, pois é votando que se aprende a votar.

Economista Wilson Carlos Fuáh – É Especialista em Recursos Humanos e Relações Sociais e Políticas em Mato Grosso  – [email protected]

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias

Vida: bate dentro bate fora

Pintou bonito a frase da moça que me parou...

A Semana Maior

Neste domingo, fiéis católicos do mundo inteiro celebraram conosco...

O tempo não é generoso com retardatários

Tudo que acontece em nossas vidas têm uma razão...

É crise de ansiedade ou infarto?

Muitas pessoas chegam ao hospital acreditando estar tendo um...