sexta-feira, 29/março/2024
PUBLICIDADE

A relação de dores articulares com doenças intestinais

Fernanda Breder é reumatologista, graduada em Medicina e em Clínica Médica pela UFMT
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Diarréia prolongada, com muco, pus ou sangramento nas fezes pode ser um sinal de doença inflamatória intestinal (DII), que se caracteriza por feridas e vermelhidão no intestino. Tais doenças são divididas em Doença de Crohn e Colite Ulcerativa. Há muito tempo se sabe da relação entre as DII e artrite, e os sintomas articulares são os mais frequentes fora do intestino, podendo ocorrer em 40% a 50% dos pacientes.

A dor articular das DII pode ser muito semelhante às dores presentes em outras doenças. Por isso muitas vezes pode ser difícil realizar o diagnóstico correto. Além disso, os sintomas articulares da DII podem ocorrer antes dos sintomas intestinais. Portanto, pacientes que têm DII e que apresentam dor articular ou lombar devem passar por avaliação especializada com o reumatologista.

O acometimento articular relacionado às DII pode se apresentar como artralgia (dor articular), artrite (inflamação articular), sacro ileíte (inflamação da articulação sacroilíaca) e entesite (inflamação de tensões).

A maioria dos pacientes com DII (até 70%) e manifestações articulares apresentam artrite periférica migratória atingindo menos de cinco articulações, principalmente as grandes articulações como os joelhos, tornozelos, cotovelos e quadris. Os sintomas são dor, edema articular (inchaço) e limitação de movimentos.

Mas, por que as doenças inflamatórias intestinais causam artrite?Provavelmente devido a um componente genético associado a um componente de inflamação que se sobrepõem e causam a artrite. Um intestino inflamado faz com o que o sistema imune fique exposto a várias partículas estranhas que podem ativar a inflamação nas articulações.

Tratamento

O tratamento deve ser realizado pelo reumatologista juntamente com o especialista em DII (gastroenterologista ou coloproctologista)

Portanto, se você tem artrite, mas também tem diarréia ou dor abdominal, fique atento, pois pode não ser uma coincidência!

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias

Vida: bate dentro bate fora

Pintou bonito a frase da moça que me parou...

A Semana Maior

Neste domingo, fiéis católicos do mundo inteiro celebraram conosco...

O tempo não é generoso com retardatários

Tudo que acontece em nossas vidas têm uma razão...

É crise de ansiedade ou infarto?

Muitas pessoas chegam ao hospital acreditando estar tendo um...