PUBLICIDADE

A conscientização através de exemplos

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

A evidência retratada atualmente em todos os meios de comunicação é o desequilíbrio ambiental, sendo o grande responsável pelas mudanças climáticas do planeta que impactam no bem-estar humano e dos ecossistemas. A utilização de todos os bens de forma desenfreada e irracional dos recursos naturais para o avanço e desenvolvimento dos centros urbanos tem sido apontada como a principal responsável.

Inicialmente devemos observar como a conservação dos recursos hídricos é fundamental para a vida da atual geração e das que ainda virão. As propriedades rurais atuam na manutenção da quantidade e qualidade da água, sendo as coletoras e distribuidoras, pois recebem a água e abastecem os lençóis freáticos. Estes, quando afloram, produzem nascentes que irão compor novos corpos hídricos.

Os produtores rurais prestam um importante serviço ambiental à população, pois quando protegem suas nascentes, mantêm limpa uma água que abastecerá toda a comunidade, tanto rural como urbana. Portanto, o manejo do solo e das culturas interfere diretamente na quantidade e qualidade da água.

Para minimizar o impacto ambiental em corpos hídricos foram criadas leis ambientais, que estabelecem normas de utilização e conservação dos recursos naturais.

Atualmente, muito se têm discutido sobre estas legislações tanto em nível estadual como nacional para que se chegue a um consenso e que as informações cheguem de forma clara e mais respeitosa ao produtor. Principalmente a questão de comparar o produtor rural como um criminoso.

Com a intenção de levar informações sobre a legislação ambiental e sua importância relacionada com as propriedades rurais, o uso de materiais didáticos deve ser uma forma de viabilizar o contato dos produtores rurais com tal legislação. Devido a Legislação Ambiental apresentar termos complexos e ser de difícil leitura, a apresentação do conteúdo da mesma à produtores rurais, tanto grandes quanto pequenos, deve ser simplificada, de fácil compreensão para que realmente ocorra sua efetivação em nível de propriedade rural.

A conscientização ambiental de toda população só poderá ser aplicada e seguida com o entendimento da verdadeira necessidade de se preservar o meio ambiente, de forma que toda sociedade participe ativamente sem empurrar o problema para órgãos ou demais entidade públicas e privadas. Mas, se todos não se empenharem juntos, nossa geração e as próximas irão arcar com toda essa imprudência de hoje, em explorar sem medidas todos os recursos naturais.

Devemos aproveitar toda tecnologia disponível para divulgar e aprender mais sobre as formas de cooperar com a preservação. Afinal de contas, cabe a nós deixar o exemplo para as próximas gerações que irão administrar esses recursos.

Caio Batista Muller é Engenheiro Agrônomo, Mestre em Agricultura Tropical e Coordenador do Curso Superior de Tecnologia em Agronegócios da Faculdade de Sorriso.

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias

Saiba usar o poder de recomeçar

Algumas pessoas apesar de ter a consciência do desperdício...

Tecnologia a serviço da sustentabilidade

A evolução tecnológica desempenha um papel fundamental no fortalecimento...

Tive um Infarto, posso fazer exercícios?

A prática de exercícios físicos após um infarto do...