As escolas municipais e estaduais, em Sinop, ficaram acima da meta projetada pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) divulgada, ontem, pelo Ministério da Educação (MEC). As médias do município se referem somente ao ensino fundamental, divididas nas séries iniciais (2º ao 5º) e finais (6º ao 9º).
O índice registrado para as séries iniciais das escolas municipais foi de 5,1. Com isso, houve aumento em relação ao ano de 2009, no qual foi registrado média de 4,7 e superando a meta que era de 4,8. Com 4,9 pontos, as escolas estaduais também superaram a meta projetada, que era de 4,6, mas ficaram abaixo do ano de 2009, que registrou 5,1.
Para as séries finais, o Ideb registrou média 4,7 na rede municipal, superando a meta que era de 4,4 e ficando acima da registrada em 2009, que foi de 4,3 pontos. Na rede estadual, foi registrado 4,6 de média, ficando acima da meta de 3,7, mas novamente abaixo do ano de 2009, quando foi registrado 4,7.
As escolas municipais de educação básica Valter Kunze, com média 6,2 e Lizamara Aparecida Oliva de Almeida, com 5,8, foram as que obtiveram melhores notas nas séries iniciais. Já nas séries finais, os melhores resultados foram da EMEB do Jardim Paraíso e do Centro Educacional Lindolfo José Trierweiller, com 5,2 e 4,6 pontos, respectivamente.
Entre as estaduais, a escola Maria de Fátima Gimenez Lopes alcançou 5,4 pontos e a escola Nossa Senhora de Lourdes, 5,2, nas séries iniciais. As escolas Cleufa Hubner (5,6) e Nilza de Oliveira Pipino (5,2) foram as melhores colocadas nas séries finais.
O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica foi criado em 2005 para medir a qualidade de cada escola e de cada rede de ensino. O indicador é calculado com base no desempenho do estudante em avaliações do Inep e em taxas de aprovação. Assim, para que o Ideb de uma escola ou rede cresça é preciso que o aluno aprenda, não repita e frequente a sala de aula. O índice é medido a cada dois anos e o objetivo é que o país, a partir do alcance das metas municipais e estaduais, tenha nota 6 em 2022, correspondente à qualidade do ensino em países desenvolvidos.
Não foram divulgadas as médias do ensino médio da cidade.