terça-feira, 28/maio/2024
PUBLICIDADE

Mais de 500 pessoas são detectadas com hanseníase em Sinop; 3 morreram por complicações da doença

PUBLICIDADE

A coordenadora do Centro de Referência em Hanseníase e Tuberculose em Sinop, Maria Auxiliadora de Freitas Souza, informou ao Só Notícias, que no ano passado, mais de 530 novos casos de hanseníase foram descobertos no município e três pessoas morreram devido ao agravamento da doença. Mais de 900 já vinham sendo tratados pelo centro. “Estes novos casos foram detectados através de consultas realizadas pela equipe da saúde e já estão sendo tratados".

Ainda de acordo com a coordenadora, todos os servidores públicos passaram por uma triagem em alguns, inclusive profissionais da saúde foram detectado com a doença. “Os que foram diagnosticados estão recebendo tratamento totalmente gratuito. Quando detectados também consultamos os familiares para sabermos se eles também portam a doença”.

Neste mês, haverá ações intensificadas com palestras e consultas para detecção da doença em estágio prematuro. A ação faz parte do Janeiro Roxo, mês internacional de luta contra a hanseníase. 

Segundo a coordenadora, a doença descoberta logo no início na forma paucibacilar o tratamento é muita mais rápido-cerca de 9 meses- do que o já detectado na forma multibacilar que pode durar mais de um ano.

Conforme Só Notícias já informou, um menino, de 11 anos, que estava internado no Hospital Regional de Sorriso com hanseníase multibacilar, faleceu na última segunda-feira. A direção do hospital informou que ele ficou cerca de 6 horas internado, teria chegado já com quadro de infecção e não resistiu ao ter um choque séptico e infecção generalizada, seguida por parada cardiorrespiratória.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Vagão de carreta se desprende e parte da carga é derramada às margens da BR-163 em Sinop

O acidente com a carreta MercedesB-enz carregada de grãos...

Duas apostas de Mato Grosso ganham prêmio após acertar 4 números na Quina

Apostadores de Cuiabá e Poconé (105 km de Cuiabá)...

Dois curta-metragem mato-grossenses serão lançados esta semana

Dois filmes de curta-metragem viabilizados via edital do Audiovisual,...
PUBLICIDADE