PUBLICIDADE

Vice-reitor garante discussão para criar campus da UFMT em Lucas do Rio Verde

PUBLICIDADE

A proposta de criação do campus da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) em Lucas do Rio Verde deve ser encaminhada em até 30 dias à instituição. O anúncio foi feito pelo vice-reitor, João Carlos Souza Maia, que destacou a definição com o prefeito Otaviano Pivetta (PDT) e também vereadores. “O caminho correto é esse, é a sociedade se juntar, porque na verdade, a questão da autonomia e escola dos cursos que vão ser oferecidos na região parte da própria iniciativa da sociedade de Lucas e comunidade”, explicou. Não há prazo para a tramitação, mas a expectativa da prefeitura é que até final do ano, cursos possam funcionar em prédios cedidos.

O vice-reitor visitou Lucas, na sexta-feira (17) e no sábado (18). “Fiquei impressionado com as questões relacionadas a educação. Achei bastante importante a forma com o poder público a tem tratado. O segundo fator relevante é a questão do desenvolvimento agroindustrial, é uma proposta bastante interessante. Ouvi muitos empresários dizendo que precisam qualificar seus recursos humanos para dar maior produtividade às questões relacionadas às empresas. São dois grandes fatores que juntamente com a política de desenvolvimento regional vão contribuir para formação de uma grande projeto e inovador para região”.

João Carlos ainda destacou a necessidade de empenho político para que a proposta saia do papel. “A Universidade Federal não tem recurso, dependemos exclusivamente do Ministério da Educação. Então, vem a proposta de um grande movimento político para que possamos encaminhar ao governo federal uma proposta de criação dos cursos para com recursos dele”.

O vice-prefeito Miguel Vaz (PPS) destacou que a prefeitura pode ceder estrutura pronta para o início de alguns cursos. “Isso [visita do vice-reitor] criou uma demonstração clara que podemos avançar rapidamente para próxima etapa, que é a elaboração de um projeto a quatro mãos, inclusive contando com a participação da área técnica da UFMT para nos assessorar e na sequencia, após a entrega para reitoria, o encaminhamento para o Ministério da Educação e então a etapa nova que o convencimento político e da fase orçamentária que temos que vencer”.

Ele ainda destacou “que para determinados cursos o município pode e colocou à disposição estrutura física existente de algumas escolas. Então, não precisamos construir um prédio para ter o campus, podemos criá-lo, colocar em funcionamento e na sequencia ir adequando orçamento do governo federal, Ministério da Educação, para construção. Isso nos deixa muito mais otimista e acreditamos que até final desse ano possamos concretizar isso”.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Sinop, Sorriso entre as 100 que receberão recursos para investir em cultura

Foi divulgado pelo ministério da Cultura a aferição do...

TRT reconhece coação e condenação de banco a pagar R$ 300 mil por prática antissindical

Após ficarem comprovadas intimidações e coações aos bancários para...

Morador do Nortão disputa reality show que escolherá melhor pedreiro do Brasil

O pedreiro Thiago de Oliveira Vicentino, morador de Vera...
PUBLICIDADE