sexta-feira, 19/abril/2024
PUBLICIDADE

Velório do Papa vai até sexta-feira

PUBLICIDADE

Cerca de 150 mil fiéis aguardam do lado de fora da Basílica de São Pedro para prestar a última homenagem ao papa João Paulo 2º, morto no último sábado (2). O velório foi aberto ao público às 19h50 (14h50 em Brasília), após ritos fúnebres celebrados pelo camerlengo, o cardeal Eduardo Martinez Somalo, na cerimônia reservada “De Corporis Summi Pastoris Ioannis Pauli Secundo Translatione in Basilicam Vaticanam” (Traslado do corpo do sumo pastor João Paulo Segundo para a basílica vaticana). O ritual da cerimônia está descrito em um livro de 47 páginas que inclui cânticos, suas partituras e ladainhas.

A Folha Online foi um dos 26 veículos do mundo que pode acompanhar com exclusividade a cerimônia. A escolha dos jornalistas foi feita por sorteio.
Antes mesmo das 17h17, quando teve início o rito solene, um coral de tenores e barítonos entoava emocionado cânticos sacros em latim seguindo o som do órgão de tubo que vibrava no interior da basílica ainda sombria. Abriram-se as pesadas folhas de bronze da porta Filarete, a principal da catedral, e começaram a entrar religiosos de todo o mundo, preenchendo cada uma das cadeiras, do fundo para a frente, fileira a fileira. A basílical exalava incenso, cheirando a mirra.

Seguindo a hierarquia da igreja, entraram primeiro os padres, que se acomodaram nos últimos lugares, seguidos por bispos, arcebispos e cardeais, esses sentando-se nas cadeiras mais próximas do altar. Funcionários do Vaticano vestidos de preto começaram a se movimentar nervosos, antecipando a chegada do corpo.

Às 17h30 (12h30 em Brasília), adentra o cortejo que conduzia o pontífice, carregado por seus auxiliares mais próximos, vestindo fraque preto. Vinham ladeados por membros da Guarda Suíça, com seus tradicionais trajes em vermelho, amarelo e azul, carregando lanças e portando chapéus com pluma carmim.

O primeiro grupo era formado por três religiosos –um deles carregando um turíbulo, que despejava mais fumaça de incenso. Nesse momento, o coro de vozes masculinas começou a entoar o “Supplicatio ad Deum” (Súplica a Deus) em um crescendo que ressaltava os timbres mais graves.

Lentamente João Paulo 2º foi carregado até o final da nave principal e depositado sobre a laje de mármore em que ficará exposto até quinta-feira à noite, à frente do altar papal. Cerradas as portas da basílicas, inicia-se a cerimônia com corpo presente.

Os cânticos em latim, naquele momento resumidos a frases com entre 5 e 7 sílabas acompanhados pela música em lá menor, passaram a ser respondidos em uníssono “Ora Pro Eo” (Rogai por ele) pelos religiosos que, com suas vestes, formavam um mar branco e vermelho no interior da catedral.

O camerlengo, líder interino do Vaticano, aproximou-se dos pés do papa, benzeu seu corpo e orou por ele uma oração inaudível, mesmo diante do silêncio absoluto que tomou conta da igreja. Só se podia ouvir ao longe o coro dos milhares fiéis que, do lado de fora, batiam palma e gritavam “Giovanni Paolo”.

Ao final, o cardeal dirigiu-se para beijar a parte frontal do altar papal enquanto acendiam-se centenas de luzes brancas, iluminando lentamente a enorme cúpula da basílica até atingirem sua potência máxima. Ao refrão de “Supplicatio pro Variis Necessitatibum” (Súplica para as diversas necessidades), sempre, os religiosos respondiam “Te rogamus, audi nos” (Rogamos-te, ouça-nos).

Auxiliares que acompanharam o cortejo do corpo levaram duas velas para juntar-se às seis que já brilhavam ao redor do corpo de João Paulo 2º. Outra vela com mais de um metro, estava sobre um enorme pedestal ao lado direito do cabeça do pontífice.

Às 17h55, encerrou-se o rito, e os jornalistas foram conduzidos para fora da basílica, que então se preparava para receber os fiés em fila desde a Via de la Conciliazione, que conduz à praça São Pedro.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Bombeiros socorrem dois motociclistas após violenta colisão em Sinop

O acidente envolvendo a Yamaha Factor e a Honda...

Sinop vai aplicar mais de R$ 5 milhões em manutenção de áreas verdes

A prefeitura vai investir na aquisição de materiais para...

Secretaria estuda medidas para ampliar segurança de motoristas de aplicativo em MT

A secretaria estadual de Segurança Pública (Sesp-MT) criou hoje...
PUBLICIDADE