quinta-feira, 2/maio/2024
PUBLICIDADE

Vacinação de cães e gatos contra raiva em Lucas do Rio Verde será no próximo sábado

PUBLICIDADE
Só Notícias

Está marcada para o próximo dia 31 a vacinação de cães e gatos, com mais de três meses, contra raiva em qualquer um dos Postos de Saúde da Família. Para o Dia D a secretaria disponibilizou 12.500 doses de vacina e espera ter cobertura total do número de animais domésticos.

A supervisora de Vigilância em Saúde, Keli Paludo, alerta que a vacinação em animais é feita uma única vez por ano, as doses não ficam à disposição para serem aplicada fora do dia da campanha. Embora a quantidade de animais seja muito expressiva e não tenha havido registros de casos de raiva nos últimos tempos, é muito importante que os donos façam sua parte e vacinem seus animais domésticos porque a raiva humana tem uma evolução para óbito muito rápida. “Um paciente que desenvolve a doença dificilmente consegue sobreviver porque ela é altamente letal e não está tão longe. Se não tivemos registros de casos humanos na região, tivemos ocorrências em animais vetores e na mordida do cão, do gato ou do morcego ela acaba sendo transmitida para o ser humano”, informa.

Recentemente, um caso de raiva foi registrado na região rural de Sorriso e houve bloqueio vacinal no entorno do lugar para fazer a contenção da doença e evitar que outros animais e até mesmo humanos fossem contaminados. Além disso, a supervisora chama a atenção para a grande presença de morcegos, outro agente transmissor da doença, informa a assessoria.

Ano passado, foram vacinados 11.957 animais – 1.337 gatos e 10.620 cães – representando cobertura vacinal de 99,64%, acima da meta de 95% do total de 12 mil animais estimados, informa a assessoria.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE