A Associação dos Usuários do Transporte Coletivo de Mato Grosso (Assut-MT) reuniu-se com a presidência da Agecopa para discutir aspectos técnicos dos projetos de mobilidade urbana e para fazer defesa de implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) como modal de transporte adequado para Cuiabá e Várzea Grande. “Há quase 20 anos estamos trabalhando e cobrando do setor público a implantação do Plano Metropolitano de Transportes.
Sempre defendemos a implantação de um sistema de trilhos nos principais eixos das duas cidades, por se tratar de um modal que tem grande capacidade e ao mesmo tempo oferece conforto ao passageiro. Essa é a primeira vez que os usuários ganham voz”, disse o diretor técnico da Assut, Jean Van Den Haute. Haute destacou que a cidade precisa estar preparada para a Copa do Mundo, mas que nesse contexto é fundamental que os interesses da população mato-grossense sejam defendidos. “Temos a oportunidade de reformular todo o sistema de transporte público na região metropolitana e servirmos de piloto para todo o país.O modal sobre trilhos é uma novidade não só no Brasil, mas em toda a América do Sul”, disse
Os projetos e estudos da entidade, com sugestões e propostas de linhas alimentadoras e eixos principais serão entregues à Agecopa. Em ofício encaminhado à autarquia, a Assut destaca a satisfação com a receptividade da presidência e propõe uma parceria para participar de outras discussões técnicas na Agência que envolvam transporte coletivo e mobilidade.
O presidente da Agecopa, Eder Moraes, frisou que a entidade representa a sociedade civil e que todos os projetos da autarquia são elaborados levando-se em conta o legado que ficará para a população no pós Copa. “Estaremos prontos para o Mundial, mas tratamos as obras e intervenções principalmente como uma oportunidade de deixar Cuiabá com a infraestrutura de uma cidade moderna para as pessoas que vivem aqui”, disse.