A clínica de hemodiálise para atender mais de 100 pacientes renais será construída em Sorriso. A unidade será construída em parceria com a prefeitura e os vereadores de Sorriso, que aprovou no orçamento a destinação de R$ 1,6 milhão em recursos municipais para construção da Unidade de Tratamento Renal de Sorriso. A previsão é que a obra comece no próximo ano.
De acordo com a assessoria, anuidade vai atender pacientes que – três vezes por semana- passam por terapia renal. Mesmo debilitados, eles precisam percorrer de ônibus muitos quilômetros de estrada para ter acesso ao tratamento nos municípios de Sinop ou Tangará da Serra.
A hemodiálise é um procedimento através do qual uma máquina limpa e filtra o sangue, realizando o trabalho que o rim doente não pode fazer, onde o procedimento libera o corpo dos resíduos prejudiciais à saúde, como o excesso de sal e de líquidos, controla a pressão arterial e ajuda o corpo a manter o equilíbrio de substâncias como sódio, potássio, uréia e creatinina.
Atualmente, existe uma demanda de 2 mil pessoas que podem estar aptas a receber um rim.