sexta-feira, 19/abril/2024
PUBLICIDADE

Unidade de Coleta e Transfusão em Sinop está precisando de doadores para dois tipos de tipagens de sangue

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria/arquivo)

A Unidade de Coleta e Transfusão de Sangue de Sinop (UCT) está necessitando, com urgência, de doação de sangue nas tipagens O, positivo e negativo. Os atendimentos devem ser agendados com antecedência através dos números (66) 3531-7325 e (66) 9 9292-2634 para não haver aglomeração no local.  As coletas são feitas de segunda a sexta-feira, das 7h às 12h, na rua das Amendoeiras, no Hospital Regional.

Conforme a coordenadora da UCT, Rúbia Vanesca Dal Maso, a unidade está tomando todas as precações necessárias para atender a população com segurança neste período de pandemia do Coronavírus. “Os agendamentos nos ajudam a manter um bom limite de pessoas na unidade, nosso espaço também é todo higienizado conforme determina os protocolos do Ministério da Saúde. Então, os doadores podem ficar tranquilos e continuarem fazendo suas doações, que são de suma importância, principalmente, neste momento que estamos vivendo”, reforça a coordenadora.

Ainda de acordo com o Unidade de Coleta e Transfusão de Sangue, qualquer pessoa que esteja bem de saúde, na faixa etária de 16 a 69 anos e com peso superior a 50 quilos pode ser um doador de sangue.

Os doadores que contraíram Coronavírus podem doar sangue após o período de 30 dias do término dos sintomas. A UCT recomenda que o doador não esteja em jejum, não pode ter ingerido bebida alcoólica nas 12 horas anteriores à doação, evitar fumar duas horas antes e não ingerir alimentos gordurosos.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o ato de doar sangue, pode salvar até três vidas, isso porque todo sangue doado é separado em diferentes componentes (hemácias, plaquetas, plasma e outros), e assim pode beneficiar mais de uma paciente com apenas uma unidade coletada.

 

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE