PUBLICIDADE

Unemat e MPE realiza projeto de alfabetização em cidade do Nortão

PUBLICIDADE

A Universidade do Estado de Mato Grosso, por meio do Departamento de Pedagogia no campus de Juara, e o Ministério Público iniciaram neste mês o projeto Alfabetização Solidária que visa atender a população de idosos, moradores de rua e agricultores familiares por meio de atividades culturais, esportivas e lúdicas, que aliem terapia ocupacional e processo de alfabetização que vai além do letramento.

O coordenador do projeto e chefe do Departamento de Pedagogia da Unemat, professor Oséias Carmo Neves, explica que no primeiro momento o projeto conta com a participação de professores, acadêmicos, membros do Ministério Pública e da sociedade civil e está atendendo cerca de 50 idosos do Lar do Idoso todos os sábados no período vespertino. "Esse projeto nasce para atender o elevado número de idosos analfabetos existentes no município, e depois vai ampliar suas atividades para os moradores de rua e agricultores familiares dos assentamentos rurais do município. O processo de alfabetização é mais amplo, porque extrapola os limites do letramento, ensinar ler e escrever, e busca percorrer os caminhos da cidadania plena", afirma o professor.

Além das aulas de alfabetização o projeto também possibilita que idosos cegos tenham acesso a cultura por meio de sessões de leitura de literatura, poesia e contos, sessões de cinema, atividades artesanais, esportes, pinturas, atividades recreativas. O objetivo do projeto é ampliar o processo de cidadania desses idosos.

Em um segundo momento o projeto estará atendendo também cerca de 150 moradores ruas vinculados a Associação de Moradores de Rua (AMMOR), e outros grupos sociais excluídos e em condições de vulnerabilidade social, além de ampliar o número de idosos atendidos e chegar às famílias de assentados.

O projeto Alfabetização Solidária está em vias de ser institucionalizado na Unemat a fim de que se torne um projeto permanente, uma vez que a rotatividade é alta nesses grupos atendidos, sendo renovados praticamente a cada dois anos por diversos fatores sociais.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Empresário que morreu em acidente na BR-163 será sepultado em Matupá

O corpo do empresário João Vitor Caetano da Silva,...

Capotamento de ambulância deixa um morto em rodovia de Sorriso

Uma ambulância do município de Itanhangá capotou esta noite...

Localizado corpo de mulher que se afogou em rio em Sorriso

O Corpo de Bombeiros confirmou que foi localizado, há...
PUBLICIDADE