PUBLICIDADE

Decreto de isenção de ICMS pode ser cancelado devido baixa adesão

PUBLICIDADE

Das 147 empresas do ramo de confecções e acessórios e de tecelagens, de Cuiabá, Várzea Grande e Rondonópolis e região, participantes das APL´S (Arranjos Produtivos Locais) apenas oito estão cadastradas para se beneficiarem do Decreto 1.922, de maio de 2009, publicado pelo governo do Estado.

O segmento enquadrado pode se beneficiar da isenção do ICMS, uma forma de incentivar o Arranjo Produtivo Local. Mas devido o baixo cadastramento das mesmas, o decreto corre o risco de ser cancelado. Como alternativa, o Governo do Estado por meio da Secretaria de Indústria, Comércio, Minas e Energia (Sicme), reuniu-se com representantes do Sindicato da Indústria do Vestuário (Sinvest) em busca de maior adesão.

"Cabe ao Sindicato orientar os empresários sobre o que está acontecendo e buscar uma maior participação das empresas de vestuário. O Sindicato terá um prazo para organizar esse trabalho e assim nortearemos futuras decisões sobre o assunto", explicou Sérgio Romani, Superintende de Indústria, da Sicme.

Para o presidente do Sinvest, Sérgio Antunes, a reunião de alinhamento com a Sicme foi considerada produtiva, uma vez que o próprio Sindicato estará se cobrando em prol de resultados.

"Já providenciamos uma reunião com os empresários marcada para a próxima semana, dia 17, na Fiemt, para mostrar a importância do Incentivo Fiscal. O Decreto representa uma conquista que mobilizou a Sicme, o Sebrae e o Sinvest junto à Sefaz. O requisito é participar das APL"s (Arranjos Produtivos Locais) e contamos com representantes da Sicme nesse sentido", frisou Sérgio Antunes.

Também ficou definido que todo dia 10 de cada mês o Sindicato enviará uma relação dos novos filiados à Secretaria de Indústria, Comércio, Minas e Energia. O Sinvest tem jurisdição em Cuiabá, Várzea Grande e Rondonópolis e região.

Decreto 1.922/2009
O referido Decreto foi publicado no Diário Oficial em 22 de maio de 2009, reduzindo em 100% o valor da operação de base de cálculo do ICMS incidente das operações de saída submetidas à substituição tributária, realizadas por contribuintes optantes pelo tratamento previsto na Lei Complementar nº 123/2006, cuja atividade econômica esteja enquadrada nos CNAE 1351-1/00; 1354-5/00; 1411-8/01; 1412-6/01; 1412-6/02; 1413-4/02 e 1422-3/00 e, estejam previamente enquadradas em Resolução da Secretaria de Indústria, Comércio, Minas e Energia – Sicme.

Outras informações sobre a utilização do benefício, entre eles os requisitos exigidos, poderão ser obtidas no Sindicato da Indústria do Vestuário (Sinvest), em Cuiabá.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Com desempenho acima da média nacional, produção industrial de Mato Grosso cresce 4,6%

Mato Grosso registrou crescimento de 4,6%, acima da média...

Empresas de Sorriso estão com 92 vagas de emprego

Empresas e indústrias sediadas em Sorriso estão admitindo 92...
PUBLICIDADE