quarta-feira, 24/abril/2024
PUBLICIDADE

UFMT nega recurso de candidata derrotada a reitoria da universidade

PUBLICIDADE
A Gazeta

A Comissão de Consulta Prévia da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) negou o pedido da candidata derrotada para a reitoria da UFMT, Danieli Backes, que entrou com recurso contra a eleição realizada na última sexta-feira (24), que reelegeu o atual reitor, Evandro Santos, com 66% dos votos válidos. A decisão veio a público na última sexta-feira.

O pedido de Backes, que é professora da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis da UFMT, cita uma auditoria realizada no sistema de votação on-line da universidade. Segundo a auditoria, o sistema de votação Helios Voting possuí uma série de falhas, como a possibilidade do administrador do sistema de excluir votos.

Segundo o parecer técnico, assinado pelo perito Thyago Jorge Machado, o sistema permite que o administrador delete votos, podendo prejudicar a somatória de um possível candidato a reitor. Os votos podem ser deletados através do sistema, de acordo com o parecer, antes que sejam computados.

Outro problema encontrado pelo perito, contratado pela chapa “Juntos somos mais UFMT!” da professora Danieli Backes, o usuário pode excluir o próprio voto se for verificar o voto auditado. “Dessa forma, caso queira ter certeza que seu voto foi para determinado candidato, este procedimento irá descartar, invalidar seu voto, necessitando refazer a operação de votação para que seja computado verdadeiramente seu voto”, diz trecho do documento anexado no pedido de anulação da consulta.

O parecer também cita que o sistema de votação não permite o sigilo do voto.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE