Uma equipe da TV Aljazeera, na Argentina, esteve em Cuiabá, hoje, para buscar informações sobre a preparação da cidade, que vai sediar quatro jogos da Copa do Mundo FIFA 2014, no próximo mês. O material será utilizado em uma reportagem a ser exibida na emissora ainda antes do Mundial.
O secretário municipal de Turismo, Marcus Fabrício elencou as principais ações desenvolvidas para receber bem os turistas. “Os nossos pontos turísticos são excelentes, nossa gastronomia é muita rica em nível de Brasil e não temos dúvidas que o povo cuiabano abraçará o turista no sentido de fazer com que se sintam bem-vindos. Estamos organizando a cidade para que seja totalmente turística”, afirmou o secretário.
Ainda segundo ele, para auxiliar na questão de orientação serão instaladas placas de sinalização bilíngue. O aplicativo “Cuiabá Cultural” também auxiliará neste processo por fornecer informações úteis para quem não conhece a cidade, como a localização de pontos turísticos, atendimento médico, hotéis, restaurantes entre outros.
Os Centros de Atendimento ao Turista (CAT) estão prontos e funcionam 24h. Além dos hotéis, os turistas vindos de outros países também terão acesso à hospedagem alternativa que auxiliará no atendimento. A maioria deles vem do Chile.
Este trabalho também foi realizado nas outras 11 cidades-sede e de acordo com o correspondente americano, Daniel Schweimler, os estádios continuam sendo o destaque deste mundial. “Os estádios são muitos bons. Tudo está bem organizado, mas percebemos uma pressão e tensão no que está acontecendo no Brasil, porque receber os jogos é uma responsabilidade grande. Acredito que o espírito esportivo da população ficará mais evidente quando começarem as partidas”.