PUBLICIDADE

Tropa de choque é acionada para desbloquear rodovia federal em Mato Grosso

PUBLICIDADE

A BR-174, na região de Pontes e Lacerda (443 quilômetros de Cuiabá), foi liberada por cerca de uma hora após negociação com os trabalhadores retirados de um garimpo ilegal. Estes estão realizando o bloqueio na rodovia federal há três dias em protesto contra a decisão da Justiça Federal que determinou o fechamento do garimpo e retirada de todos da área.

A Secretaria de Estado de Segurança Pública já autorizou o deslocamento de tropa de choque. Caso não haja desobstrução imediata por parte dos manifestantes, será feito uso progressivo da força conforme a necessidade. Esta ação de liberação da via deve acontecer ainda hoje.

Ontem, no final da manhã, o congestionamento chegava a mais de 15 quilômetros, na entrada para o município, onde se encontram carretas com alimentos e cargas vivas. Todas as vias de acesso, mesmo dentro de propriedades rurais, continuam bloqueadas pelos manifestantes que estão alterados e desorganizados. Segundo o tenente Wallenstein Maia, o Corpo de Bombeiros está a postos para qualquer eventualidade, já que os manifestantes ameaçaram atear fogo. “Nós tivemos relato de que eles pretendem colocar fogo em pneus e veículos, estamos atendendo ocorrências de embriaguez e mal súbito”.

No local da obstrução, um grupo de cerca de 130 garimpeiros ingeriam bebida alcóolica e realizavam um grande churrasco para garantir a manutenção do ato. Já equipados com um carro de som eles gritavam palavra de ordem e soltavam fogos garantindo que não sairiam do local e exigindo que pudessem voltar à área do garimpo que passou por um processo de desintrusão, seguindo ordem da Justiça Federal expedida no dia 19 de outubro, que determinava a retirada de todos da Serra do Caldeirão.

Durante o processo que foi realizado entre domingo (8) e segunda (9), houve a prisão de dez pessoas por porte ilegal de ouro, conforme a Polícia Federal. 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Caminhonete tem roda arracanda em violenta colisão com caminhão em Sinop

A colisão entre uma caminhonete GM Silverado preta e...

UFMT cita dificuldades orçamentárias e justifica transferência de jacarés para MG

A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) informou que,...

Mato Grosso reduziu focos de calor em 77% em quatro meses, aponta Inpe

Mato Grosso completou quatro meses consecutivos de queda no...
PUBLICIDADE