sexta-feira, 29/março/2024
PUBLICIDADE

Tribunal de Justiça compra detectores de metal para 79 comarcas após juiz ser baleado em MT

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria)

O Tribunal de Justiça de Mato Grosso adquiriu 209 detectores de metal portáteis que irão atender todas as unidades judiciárias da Instituição, incluindo as 79 comarcas do Estado, os juizados especiais e as unidades do 2º Grau, por meio de contratação emergencial.

As Comarcas de 3ª Entrância situadas em Alta Floresta, Barra do Garças, Cáceres, Diamantino, Lucas do Rio Verde, Primavera do Leste, Sorriso e Tangará da Serra, receberão quatro detectores de metal cada.

Já as de 2ª Entrância, sendo de Água Boa, Alto Araguaia, Barra do Bugres, Fórum de Campo Novo do Parecis, Campo Verde, Canarana, Chapada os Guimarães, Colíder, Comodoro, Jaciara, Juara, Juína, Mirassol D´Oeste, Nova Mutum, Nova Xavantina, Paranatinga, Peixoto de Azevedo, Pontes e Lacerda, Poxoréo, São José do Rio Claro e Vila Rica, irão operar com dois detectores cada.

A sede do Tribunal de Justiça, os Juizados Especiais da capital e comarcas de Entrância Especial (Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis e Sinop) receberão dois detectores cada, assim como as comarcas de 1ª Entrância de Alto Garças, Alto Taquari, Apiacás, Araputanga, Arenápolis, Aripuanã, Brasnorte, Campinápolis, Claudia, Colniza, Cotriguaçu, Dom Aquino, Feliz Natal, Guarantã do Norte, Guiratinga, Itaúba, Itiquira, Jauru, Juscimeira, Marcelândia, Matupá, Nobres, Nortelândia, Nova Canãa do Norte, Nova Monte Verde, Nova Ubiratã, Novo São Joaquim, Paranaíta, Pedra Preta, Poconé, Porto Alegre do Norte, Porto dos Gaúchos, Porto Esperidião, Querência, Ribeirão Cascalheira, Rio Branco, Rosário Oeste, Santo Antônio do Leverger, São Félix do Araguaia, São José dos Quatro Marcos, Sapezal, Tabaporã, Tapurah, Terra Nova do Norte, Vera e Vila Bela da Santíssima Trindade.

Conforme destaca o fiscal do contrato de fornecimento dos detectores, tenente coronel Murilo Franco, a distribuição dos equipamentos foi feita com base no estudo da demanda de segurança dos fóruns. A utilização dos detectores, por sua vez, seguirá as normativas da portaria publicada pelo presidente Rui Ramos Ribeiro em outubro deste ano, com o objetivo de instituir o serviço de controle de acesso no Fórum.

Os detectores estão passando pela fase de checagem, conforme estabelece o contrato, e devem ser enviados às comarcas gradativamente a partir das próximas semanas.

Conforme Só Notícias já informou, a medida de buscar mais segurança nos Fórum de Mato Grosso, veio após o juiz Carlos Eduardo de Moraes e Silva, ser atingido com um tiro de revólver calibre 22, no ombro, por um homem que entrou atirando na sala de audiência, em Vila Rica (1,2 mil km e Cuiabá) no início de outubro deste ano. O atirador foi morto e o magistrado passou por cirurgia e já retornou ao trabalho.

Dias antes, um advogado, de 59 anos, foi preso acusado de agredir um juiz, Jorge Hassib Ibrahim, de 38 anos, em Paranatinga (504 km de Cuiabá). Ele também é suspeito de tentar matar o proprietário de uma oficina mecânica, de 60 anos.

O suspeito foi interrogado pelo delegado Pablo Borges Rigo e atuado pelos crimes de homicídio doloso na modalidade tentada, lesão corporal, desacato e coação no curso do processo.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE