Com objetivo de maximizar o atendimento em todas as secretarias das varas das Comarcas de Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis e Cáceres, a Corregedoria-Geral da Justiça de Mato Grosso baixou provimento a fim de ampliar o atendimento ao público nas secretarias. As partes poderão apresentar nas secretarias o extrato de consulta obtido junto ao Portal do Poder Judiciário, contendo o registro dos últimos andamentos processuais. Essa é uma opção extra ao documento disponibilizado pelos terminais de consulta já instalados nos Fóruns dessas quatro comarcas.
O provimento aumenta a possibilidade de maximizar o atendimento à sociedade, com a conseqüente redução do fluxo de usuários nos terminais de consulta. Busca-se garantir, dessa forma, maior celeridade na prestação jurisdicional, eficiência, autenticidade e disponibilidade das informações processuais às partes interessadas. Ao ampliar a atendimento, a Corregedoria levou em consideração o grande número de pessoas que diariamente faz uso dos terminais de consulta nos quatro Fóruns, o que por muitas vezes ocasionava dificuldades no acesso rápido aos extratos de consulta de andamentos processuais.
O corregedor-geral da Justiça, desembargador Orlando de Almeida Perri, considerou ainda a necessidade de os Poderes Públicos se adequarem à modernidade, principalmente na área da tecnologia e informação, mediante o uso de ferramentas disponíveis na rede mundial de computadores.
A partir de agora, para o atendimento nas secretarias das varas, o usuário poderá apresentar tanto o extrato processual fornecido pelo terminal de consulta instalado no Fórum como o obtido via internet, desde que emitidos na mesma data da solicitação no balcão. Na impossibilidade de obtenção do extrato por questões de ordem técnica imputáveis aos terminais de consulta ou ao site do Poder Judiciário Estadual, o atendimento será realizado pela secretaria da respectiva vara, independentemente de sua apresentação, observadas as exigências específicas em relação aos processos que tramitem sob segredo de justiça