segunda-feira, 29/abril/2024
PUBLICIDADE

Três rios estão impróprios para banho em Mato Grosso

PUBLICIDADE

Três locais de banho frequentados pela população foram considerados impróprios, segundo o relatório da Campanha de Balneabilidade, realizada pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema). Os trechos são: comunidades de São Gonçalo Beira Rio, em Cuiabá, impróprio desde 2007; de Bonsucesso, em Várzea Grande, impróprio desde 2003; e Barra do Bugres (Rio Paraguai).

Cinco amostragens de 23 trechos dos principais rios mato-grossenses, em 10 municípios, foram analisadas entre 19 de junho e 08 de agosto. Entre os elementos que o estudo levou em consideração estão: quantidade de Escherichia coli (coliformes fecais); incidência elevada, anormal de enfermidades transmissíveis por via hídrica; presença de resíduos sólidos ou líquidos, como esgotos sanitários; nível de pH, entre outros fatores de risco à saúde humana estabelecidos pela resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama).

Conforme o coordenador de Monitoramento da Qualidade Ambiental, Sérgio Batista Figueiredo, a campanha de balneabilidade é realizada anualmente pelo laboratório da Coordenadoria de Monitoramento da Qualidade Ambiental da Sema. O estudo tem o objetivo de subsidiar a atuação das prefeituras e dos órgãos de fiscalização e prever consequências futuras que decorreriam de uma expansão das atividades na área e de desenvolver medidas adequadas de controle.

“A utilização da água para fins recreativos é muito comum no Estado, principalmente nos rios próximos às cidades e onde ocorre a formação de praias na época da seca. Em razão disso, torna-se relevante conhecer a qualidade da água, para garantir a preservação dos recursos hídricos e a proteção da saúde da população”, declarou  Sérgio.

Dos 23 locais analisados, 20 foram classificados como próprios para a prática de recreação e banho. São considerados ‘excelentes' para banhistas: a Praia do Pari, o rio Coxipó na Comunidade de Coxipó do Ouro, o Balneário Soberto (rio Coxipó Açu em Cuiabá), Rio Claro (Cuiabá), Marina do Altair (Lago de Manso – Chapada dos Guimarães), a Praia da Arara (rio das Garças) e a Praia do Quarto Crescente (rio Araguaia).  

Na categoria ‘muito boa’ estão os locais Ponte de Ferro (rio Coxipó), Praia das Embaúbas (rio Cuiabá), Rio Bugre em Barra do Bugres e Praia Nortefly (rio Paraguai), Diamantino – Usina e Catira – Alto Paraguai.

Já o trecho ‘satisfatório’ para banhistas são: Rio Mutuca (Cuiabá), Praia de Santo Antônio e Praia das Veredas (Rio Cuiabá – Santo Antônio do Leverger), Cachoeira da Martinha, Cachoeirinha e Cachoeira dos Namorados (Chapada dos Guimarães).

A constatação da presença de coliformes fecais, em um determinado local, acima de 2.000 mililitros (ml) em mais de 20% das amostras pode estar associada ao lançamento de esgoto sanitário ou fezes de animais ou a presença de microorganismos patogênicos. Sérgio afirma que isso aumenta a possibilidade do banhista contrair doenças, como poliomielite, cólera, hepatite, febre tifóide, gastroenterite, doenças da pele e outras.

O coordenador alerta que nos últimos dois anos há uma tendência de piora geral na qualidade da água, principalmente nos rios da região hidrográfica do Paraguai e Araguaia-Tocantins e por isso é importante realizar práticas sustentáveis voltadas à preservação da natureza no Estado. Sérgio explica que é importante também evitar o banho após a ocorrência de chuvas de maior intensidade e a ingestão de água destes locais, sem o devido tratamento. “É necessário redobrar a atenção com as crianças e idosos, que são os mais sensíveis e menos imunes que adultos”.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Bombeiros auxiliam moradora em trabalho de parto em Sorriso

O Corpo de Bombeiros de Sorriso auxiliou uma moradora,...

Comércio em Sinop não pode abrir no Dia do Trabalhador, informa CDL

Grande parte do comércio varejista geral não vai abrir...

Pescador morre afogado após barco virar em rio no Mato Grosso

A Polícia Civil confirmou que Willians Lopes de Siqueira,...
PUBLICIDADE