PUBLICIDADE

Três candidatos disputam o comando da UFMT

PUBLICIDADE

Três chapas disputarão a consulta acadêmica para escolha de reitor e vice-reitor da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Além da atual reitora, Maria Lúcia Cavalli Neder, disputarão os votos o ex-reitor Fernando Nogueira, que comandou a instituição de 1996 a 2000, e Ednaldo Castro. O prazo para registro de chapas terminou nesta segunda-feira (27).

O processo de consulta, cuja votação em primeiro turno ocorrerá no dia 18 de abril, possui colégio eleitoral de mais de 21 mil eleitores, divididos entre professores, alunos e servidores técnico-administrativos. Proporcionalmente, cada segmento corresponderá a 1/3 do total válido. Caso nenhum candidato obtenha mais de 50% dos votos válidos, será realizado o segundo turno, com data a ser definida pela Comissão de Consulta.

Já estão previstos pelo menos 4 debates entre os candidatos, que ocorrerão nos 4 campi da UFMT, em Cuiabá, Barra do Garças, Rondonópolis, Sinop. Após a definição do escolhido para comandar a instituição pelos próximos 4 anos, os nomes são encaminhados para o Ministério da Educação (MEC), responsável por referendar a escolha dos eleitores.

Para garantir tranquilidade ao processo eleitoral, a Comissão de Consulta requisitará urnas eletrônicas junto ao Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE/MT), que serão instaladas nas sessões eleitorais. Todo o processo eleitoral é coordenado pelas entidades que representam cada um dos 3 segmentos envolvidos na Consulta, o Diretório Central dos Estudantes (DCE), o Sindicato dos Trabalhadores em Educação da UFMT (Sintuf/MT) e a Associação dos Docentes (Adufmat).

Na última consulta, realizada em 2008, foram escolhidos os professores Maria Lúcia Cavalli Neder como reitora e Francisco Souto como vice-reitor.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE