Mesmo com a transferência dos processos trabalhistas de 6 municípios para outras jurisdições, a Vara do Trabalho de Sinop continuará com jmuito trabalho. Dos 4.300 processos em andamento, somente 210 serão transferidos, sendo 75 para a Vara de Sorriso e 135 para Juína.
“O impacto não é muito no número de processos em andamento. Mas a transferência vai atender os interesses das partes envolvidas, facilitando o deslocamento para acompanhar o processo”, disse, em entrevista ao Só Notícias, a diretora da Vara de Sinop, Adriana Santos Tolentino.
Os processos trabalhistas ocorridos em Vera e Feliz Natal estão sendo transferidos para Sorriso, e de Juara, Tabaporã, Novo Horizonte e Porto dos Gaúchos para Juína. A mudança foi determinada pela resolução 157/2005, aprovada pelo Pleno do Tribunal Regional do Trabalho.
As transferências foram decretadas após estudos de distâncias, vocações agrícolas dos municípios, opiniões de advogados, magistrados e autoridades municipais. Continuarão sob jurisdição de Sinop os processos de Cláudia, Santa Carmem e União do Sul.
A Vara de Sinop conta hoje com um juiz titular, dois substitutos, e 15 servidores.