Os poços de água muitas vezes reduzem os gastos com a conta. A água é usada para limpeza doméstica e também para beber. Mas quando desativado é praticamente sinônimo de perigo. E foi o que aconteceu no Jardim Alto Alegre, em Tangará da Serra neste final de semana.
O fato lamentável ocorreu por volta de 12h50 do último sábado, quando três crianças brincavam próximas, ou em cima, não se sabe, ao poço de água quando caíram.
Nilvani do Nascimento Rodrigues, 2 anos, Ivani Nascimento Rodrigues, 4 anos e Janaina Pereira dos Santos, 4 anos, caíram num poço com aproximadamente oito metros, ao lado de suas casas e foram socorridas por um vizinho. Duas das crianças, os irmãos Nilvani e Ivani morreram afogadas.
HERÓI ANÔNIMO – João Francisco dos Santos, 37 anos, vizinho das crianças, tinha acabado de almoçar e descansando até esperar a hora para voltar ao serviço ouviu uma criança pedindo por ajuda e chamando a sua mãe. Ao sair de casa para ver o que estava acontecendo, seguiu a voz e viu que vinha de dentro do poço. Sem pensar em nada, entrou no poço e retirou Janaina dos Santos com vida. Ao sair a menina perguntou onde estava os outros e foi quando João Francisco viu que havia ainda mais crianças dentro. Neste tempo pediu para que ligasse para os bombeiros e pegassem a corda do outro poço para ele entrar. “Desci uns três metros e quando vi que não conseguiria com aquela corda saí e esperamos os Bombeiros”, disse João.
Chegado ao local do acidente, os Bombeiros disseram que não estavam com os equipamentos preparados para o resgate. Diante disso, novamente João Francisco pediu que então amarassem uma corda que ele desceria. Neste intervalo de 15 minutos, ao conseguir chegar até as crianças João Francisco disse que ao pegá-las “elas já estavam com o corpo molinho”.
As crianças foram encaminhadas ao Hospital das Clínicas, mas de acordo com o médico responsável no plantão no momento já chegaram mortas. “Não tivemos como fazer nenhum procedimentos com elas, pois já chegaram mortas”, disse o médico do hospital. A primeira criança socorrida, Janaina dos Santos foi encaminhada para Unidade Mista de Saúde e liberada em seguida.
POÇOS DESATIVADOS – De acordo com o Sargento do Corpo de Bombeiros, Cevada, em volta da casa onde moravam as crianças haviam três poços, que estavam desativados, mas ainda com água dentro. Nestes casos, de poços em desuso, o Corpo de Bombeiros aconselha que os mesmos sejam aterrados para evitar acidentes como este. E aos poços que ainda estejam em uso, que sejam colocadas tábuas reforçadas em cima, para também evitar acidentes desta natureza.