O trânsito na BR-163, no trecho entre os municípios de Lucas do Rio Verde e Sorriso, terá momentos de lentidão até às 17h. É o que informa a assessoria da concessionária Rota do Oeste devido o deslocamento de um rotor que será instalado na Usina Teles Pires, no município de Paranaíta.
Durante a operação de transporte da peça, que pesa aproximadamente 280 toneladas, o trânsito será controlado pela Polícia Rodoviária Federal com o apoio da concessionária. O veículo que transporta a carga faz turnos de duas horas de viagem, sempre das 8h às 17h. Neste período, o trânsito na rodovia é interrompido e liberado para tráfego por uma hora. A velocidade máxima atingida pelo transporte é de 15 km/h.
O primeiro rotor da UHE Teles Pires passou pela BR-163 no mês de maio, e chegou a Paranaíta no início de junho. O equipamento, chamado de Francis, é o maior já produzido para usinas hidrelétricas da América Latina, ultrapassando as dimensões de Tucuruí e Itaipu. Para chegar à Usina, ele sai de Taubaté, no interior de São Paulo, e passa pelo porto de Santos, seguindo pelo mar até o porto de Montevidéu, no Uruguai, para depois embarcar em uma balsa pela Hidrovia Paraguai-Paraná até Cáceres. Na sequência, ele segue por terra, começando pela BR-070 e depois pela BR-163. Outros dois equipamentos como este serão encaminhados pela Alstom para o Usina, completando cinco rotores.