Os trabalhadores da Usina Itamaraty, em Nova Olímpia (207 Km a médio-norte de Cuiabá), que estavam em greve desde segunda-feira (11), decidiram encerrar a paralisação e retornam as atividades a meia noite. Eles aceitaram a contraproposta de reajuste salarial de 6%, manutenção do percentual de desconto do custo de alimentação, do plano de saúde e do vale combustível.
A empresa se comprometeu também em assinar um Termo de Compromisso do Plano de Carreiras, Cargos e Salários até o dia 30 de novembro, do abono salarial no valor de R$ 150 para os trabalhadores que recebem até R$ 2.500 e a pagar as diferenças salariais dos meses de abril e maio até o dia 29 deste mês.
Inicialmente os trabalhadores reivindicavam 17% para reparar as perdas inflacionárias dos últimos 3 anos mais 3% de reajuste salarial. Essa foi a primeira vez que os funcionários deflagram greve em busca de negociação.
A empresa produz diariamente 1,5 mil metros cúbicos de etanol e 2 mil toneladas de açúcar e tem atualmente 680 trabalhadores na área de produção.