sexta-feira, 29/março/2024
PUBLICIDADE

Terra treme por 10 segundos em 3 cidades do Nortão.

PUBLICIDADE

A terra voltou a tremer ontem no Nortão de Mato Grosso. A intensidade foi de 4,3 graus na Escala Richter e durou aproximadamente 10 segundos. O epicentro foi em Porto dos Gaúchos (150 km de Sinop) e também ocorreu em Tabaporã, Juara e distrito de São João. Os abalos também foram registrados pelo Observatório Sismológico da Universidade de Brasília, tanto na central do OBSIS instalado na região quanto no observatório, na capital federal. Conforme Só Notícias já informou, o tremor ocorreu às 12:41hs. Não houve vítimas nem danos materiais.

Em Juara (300 km de Sinop) os tremores foram sentidos com maior intensidade dos bairros Santa Rosa, Boa Vista, Cruzeiro do Sul e Califórnia.
Em uma fazenda em Tabaporã, funcionários de um empresário sinopense saíram correndo de um barracão com medo que caísse. “Eles me relataram que os tremores foram fortes”, explicou Rogério Rodrigues. Na cidade de Tabaporã muitas pessoas ficaram amendrontadas. “Ficamos com um certo receio de que algo mais grave pudesse acontecer”, disse, ao Só Notícias, Alessandra Aparecida Souza.

Os terremotos acontecem devido à liberação repentina da energia armazenada pelo choque de placas da crosta terrestre ao longo do tempo. Nem todas as pessoas acabaram percebendo o tremor. O professor de sismologia da UNB, Vasile Marza, explica que “dos efeitos desse sismo inferimos que o mesmo teve uma intensidade em torno de IV na Escala Mercalli Modificada, que descreve os efeitos das ondas sísmicas no meio ambiente e seres humanos e que vai de I (percebido apenas por instrumentos) a XII (cataclismo)”, revelou.

Uma equipe do Observatório de Sismologia da Universidade de Brasília deve seguir amanhã para a região Norte de Mato Grosso e analisará o que, oficialmente, considera um ‘terremoto forte’. “Estes abalos nós temos monitorados há alguns anos. Temos um sensor e um registrador instalados em uma central do OBSIS quase na divisa de Porto dos Gaúchos e Juara e vamos analisar mais detalhadamente este terremoto”, explicou ao Só Notícias, por telefone, o técnico do Observatório de Sismologia, Izaul Paiva Gomes

Nem todas as pessoas acabaram percebendo o tremor de terra. Foram sentidos mais fortemente na área rural e sentido mais fortemente nas cidades de Tabaporã, Porto dos Gaúchos e no distrito de São João. “O tremor que ocorreu nesta região é sem barulho. Muitos que estão na cidade não notam porque estão em ambientes e atividades urbanas como ruídos de carros, de aparelhos, que impedem notar estes abalos”, explicou o técnico. Em uma residência, em um bairro menos movimentado, por exemplo, é possível ouvir barulho dos pratos, talheres, das vidraças, dentre outros.

O tremor de ontem foi o segundo registrado este ano na região Norte e, novamente, nestas três cidades.
Em 23 de março, por volta das 17:15hs, foi registrado o primeiro tremor deste ano que chegou a 5,5º graus na Escala Richter e o epicentro foi Porto dos Gaúchos.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE