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TCU enaltece setor de tecnologia do Justiça do Trabalho de Mato Grosso

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O Tribunal Regional do Trabalho de Mato Grosso (TRT) foi destaque no último estudo sobre Governança de Tecnologia da Informação promovido pelo Tribunal de Contas da União (TCU). Conforme os dados apresentados recentemente polo órgão de controle externo, o índice alcançado coloca o tribunal no nível mais alto de classificação definida no levantamento, no qual estão apenas 15% dos participantes da pesquisa.

A análise foi realizada neste ano com 337 órgãos e entidades da administração pública federal. No quadro geral, o TRT mato-grossense está na 49ª colocação. Se considerado apenas os tribunais federais, eleitorais e do trabalho, o órgão figura na 15ª posição. A análise de 2012 é a terceira dessa natureza e resultou no Acórdão 2.585/2012-TCU-Plenário. O estudo apresentou, pela primeira vez, a evolução da situação de governança de TI na administração pública federal.

As informações constituem valioso insumo na definição de objetivos, no planejamento e no amadurecimento da TI da instituição. A partir da avaliação, que abrange várias dimensões, como liderança, estratégias e planos, pessoas, processos, informação e conhecimento, o TCU atribui um índice (iGovTI) que serve de base para a classificação dos órgãos ou entidades nos seguintes níveis de maturidade em governança de TI: Inicial, Intermediário ou Aprimorado.

Na primeira divulgação, ocorrida em 2010, o TRT/MT obteve o índice 0,53, sendo classificado no nível intermediário, faixa em que se encontravam 38% dos respondentes (57% estavam no nível inicial e apenas 5% no nível aprimorado).

De acordo com o coordenador de Governança de Tecnologia da Informação do Tribunal, Adalberto Balão, o melhor resultado alcançado neste ano pelo TRT mato-grossense foi na dimensão “Estratégias e Planos”, que saltou de 0,30 em 2010 para 0,86 em 2012. Isto se deu graças à elaboração do Plano Diretor de Tecnologia da Informação, definido e aprovado no 1º trimestre. “A dimensão ‘Resultados” obteve 0,80, o que demonstra o alinhamento existente entre a estratégia institucional e a estratégia de TI”, afirmou.

A menor evolução observada foi na dimensão “Processos” que obteve pontuação 0,37 em 2010 e 0,39 em 2012.

 

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