Uma parceria precursora no Estado foi celebrada entre o Tribunal de Contas e a Universidade Federal de Mato Grosso. O termo de cooperação e intercâmbio educacional, técnico, científico e cultural, tem com finalidade oferecer cursos, capacitações e especializações aos jurisdicionados, agentes públicos municipais e servidores do TCE.
O pioneirismo está na execução dos cursos pelo Sistema E-Laearning – educação à distância. Na avaliação do diretor da FAECC, Edson Antonio Dias Leite, esta modalidade de ensino é uma forma de universalizar a educação. Ele completa que a busca pela eficiência, com foco na qualidade dos serviços ofertados vêm fomentando a concretização de parcerias. “As instituições que primam pela educação continuada possuem visão organizacional e são lideradas por agentes de mudanças”.
O presidente do TCE, Antonio Joaquim, destacou a importância do planejamento estratégico nas instituições como fundamental para o exercício da sua atividade fim. “A capacitação vai ajudar o jurisdicionado a gerir os recursos públicos com mais responsabilidade e eficiência”, completou o conselheiro, apontando que o gerenciamento adequado dos recursos resulta na correta prestação de contas, mas principalmente, na melhoria das políticas públicas.
Para aperfeiçoar o controle externo, a parceria vai viabilizar também a execução de cursos de pós-graduação Lato Sensu. A diretora da Escola Superior de Contas, Marina Spinelli, antecipou que a primeira especialização – análise de concursos – será direcionada aos auditores da Coordenadoria de Controle de Atos de Pessoal do Tribunal. “A partir da formalização do convenio, o tribunal vai definir, com base na matriz de capacitação, a metodologia das especializações para atender a demanda”.
Todos os cursos serão ministrados pelas faculdades de administração, economia e ciências contábeis, com interveniência da Fundação de Apoio e Desenvolvimento da UFMT – Fundação Uniselva.