PUBLICIDADE

Taques defende papel do conselho comunitário como auxílio na segurança pública

PUBLICIDADE

Durante o Encontro Estadual dos Conselhos Comunitários de Segurança (Consegs), o governador Pedro Taques declarou, ontem, que estes conselhos têm papel fundamental na complementação de ações que envolvam o combate ao crime e à violência. “Os Conselhos Comunitários são formados por pessoas que se dispõem a colaborar com o Estado. Nós não temos condições de colocar um policial militar em cada quarteirão. Por isso, a importância dos conselhos. O policial precisa do cidadão daquele bairro, que conhece a região, conhece os problemas do local, para trabalharmos em cima daquele problema”.

Cerca de 400 pessoas participaram do evento. Entre eles, a presidente da Federação Mato-Grossense dos Conselhos de Segurança, Marcia Santos. Ela destacou a relação dos conselheiros com o Estado, e reforçou o papel da categoria junto à sociedade. “Temos que caminhar juntos, para que nosso papel tenha efeito. Não podemos esquecer que o Governo é nosso parceiro e que juntos teremos mais êxito no desempenho de auxiliar nossos colegas policiais”.

Neste sentindo, Taques complementou o papel da autoridade militar. “Eles representam a mão do Estado. Atingir um policial é atingir a própria existência do Estado”.

O secretário de Estado de Segurança Pública, Rogers Jarbas, enfatizou que a participação dos Consegs nas ações da polícia é de extrema importância. “É com base nas informações e na atuação dos Conselhos que nós desenvolvemos ações integradas. Parte significativa da atuação da segurança é fruto da participação deles e dos líderes comunitários”. frisou Rogers.

O encontro contou também contou com a presença do palestrante Ricardo Balestreri, que explanou sobre obre a importância dos Conselhos de Segurança e seus papéis, além de abordar assuntos como a integração da comunidade com autoridades, propostas das autoridades para definições de prioridades da segurança, interação da população com unidades policiais, entre outros.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE