O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil em Mato Grosso (OAB-MT), Cláudio Stábile, e a presidente da subseção de Sinop, Soraide Castro, estiveram reunidos com o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Rubens de Oliveira Santos Filho, ontem. Eles foram pedir ao presidente do TJ o desmembramento da Quinta Vara de Família e de Infância e Juventude do município.
Segundo Soraide, muitos advogados têm reclamado da morosidade na prestação jurisdicional na Quinta Vara de Família, levando em consideração que são atendidos pedidos relacionados à Vara de Infância e Juventude, avaliada como mais urgente. "Nossa intenção é que elas sejam desmembradas para evitar prejuízos aos jurisdicionados. Sabemos e entendemos que os autos da Vara da Infância e Juventude devem ter prioridade na tramitação, mas alguma solução também deve ser tomada quanto aos processos da Quinta Vara de Família, os quais não podem ficar parados".
De acordo com a presidente da subseção da OAB de Sinop, cerca de dois mil processos estão aguardando despacho. O presidente do TJ se dispôs a estudar uma proposta para a solução do problema.