O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Mato Grosso (OAB/MT), Cláudio Stábile, afirmou que a crise no Judiciário estadual, além das questões éticas, é um problema de gestão. Segundo ele, o problema do Poder Judiciário estadual atinge proporções mais graves nas comarcas do interior do Estado, em virtude da falta de juízes, de servidores e também de equipamentos.
De acordo com informações da assessoria de imprensa da entidade, a atual gestão da OAB está se reunindo como Poder Judiciário e procurado conscientizar os atuais gestores que é preciso planejamento de médio e longo prazo para corrigir as graves deficiências no setor. A declaração polêmica de Stábile foi feita na sexta-feira, no encerramento do primeiro dia do Colégio de Presidentes de Subseções da OAB que está sendo realizado no auditório do Hotel Colibri, em Tangará da Serra.
Ainda durante o primeiro dia do evento, os ex-presidentes Ussiel Tavares e Francisco Faiad se fizeram presentes. Em rápidos pronunciamentos, Ussiel afirmou que muita coisa está acontecendo e mudando em Mato Grosso nos últimos dois meses, com a atuação do Conselho Nacional de Justiça. Faiad falou das lutas que ele e Ussiel travaram contra o Judiciário, uma batalha que tem continuidade na atual gestão.