Campeão Carioca desta temporada, o Botafogo goleou por 3 a 0 o Goiás, neste sábado, no Engenhão, e assumiu provisoriamente a liderança do Campeonato Brasileiro. Os gols de Lùcio Flávio, Somália e Herrera levaram os alvinegros a sete pontos em três jogos. Já os goianos seguem sem pontuar na competição e permanecem na lanterna.
A partida deste sábado teve diversos lances peculiares. O confronto ficou quase 20 minutos parada por conta de um apagão em parte no estádio. Por outro lado, Caio e Herrera, do Botafogo, foram expulsos após trocarem empurrões e se estranharem dentro de campo. Já pelo Goiás, o goleiro Fábio e o lateral esquerdo Wellington Saci também receberam o cartão vermelho.
Na próxima rodada, o Botafogo terá um jogo difícil, contra o Cruzeiro, no Mineirão, na quarta-feira. Por outro lado, na quinta, o Goiás vai receber o Ceará no Serra Dourada.
O jogo
A partida começou com o Botafogo tentando comandar as ações, mas quem assustou foi o Goiás logo aos três minutos. O estreante Bernardo cobrou falta e obrigou Jéfferson a fazer grande defesa. No rebote, Marcão finalizou e o goleiro alvinegro voltou a salvar os cariocas. O Goiás mantinha uma forte marcação no meio-campo, o que impedia as jogadas do Botafogo. Assim, os visitantes conseguiam armar bons lances no ataque. Aos oito minutos, Hugo arriscou de longe e a bola passou perto do gol de Jéfferson. Dois minutos depois, Bernardo foi lançado, mas quando foi chutar a gol acabou sendo travado por Fábio Ferreira.
O Botafogo só conseguiu chegar ao gol de Fábio aos 16 minutos. Lúcio Flávio cobrou falta na área e Antonio Carlos cabeceou por cima do gol. O lance animou os donos da casa, que voltou a dominar a partida e obrigou o Goiás a recuar. Dois minutos depois, novamente Lúcio Flávio colocou a bola na área goiana e, desta vez, Fábio Ferreira foi quem cabeceou para fora.
A partir deste momento, a partida ficou mais equilibrada, com as duas equipes se alternando no ataque. No entanto, as bolas levantadas na área não levavam perigo ao gol adversário. Na melhor chance, Herrera cruzou para Caio, que cabeceou em cima de Fábio aos 25 minutos. A resposta do Goiás só veio aos 30 minutos, quando Bernardo cruzou e Rafael Tolói cabeceou para boa defesa de Jéfferson, que espalmou a bola para escanteio. Aos poucos, os goianos melhoraram e campo e quase abriram o placar aos 38. Éverton Santos foi lançado e de frente para Jéfferson, chutou ao gol. No entanto, o goleiro alvinegro fez grande defesa salvando os cariocas.
No entanto, foi o Botafogo que saiu na frente. Aos 41 minutos, Lúcio Flávio cobrou falta com categoria, sem chance para Fábio. Os alvinegros não deixaram o Goiás assimilar o revés e fizeram mais um no minuto seguinte. Amaral perdeu a bola e deu o contra-ataque aos cariocas. Caio dividiu com o goleiro Fábio e, após chute de Herrera, Somália pegou a sobra e finalizou para a rede dos visitantes. No lance, o arqueiro do Goiás reclamou muito com o árbitro e foi expulso.
Após os gols, o Botafogo foi para o intervalo com uma enorme vantagem e um homem a mais. Os alvinegros tiveram dificuldade em quase toda etapa inicial, mas conseguiram os gols nos minutos finais. O Botafogo começou o segundo tempo pressionando o Goiás e quase ampliou logo com um minuto. Alessandro cruzou pela direita e Herrera finalizou de voleio. No entanto, a bola passou a direita do gol de Rodrigo Calaça. Os alvinegros pareciam estar acomodados e passaram a errar muito no ataque.
Em um dos raros ataques, o Goiás assustou aos dez minutos. Éverton Santos recebeu na entrada da área e arriscou para outra grande defesa de Jéfferson. O lance acordou o Botafogo, que no minuto seguinte, voltou a chegar perto de marcar. Antonio Carlos recebeu dentro da área e finalizou, mas a bola passou muito acima da trave de Rodrigo Calaça. A resposta do Goiás veio aos 17 minutos. Wendel Santos cruzou para Éverton Santos, que cabeceou e obrigou Jéfferson a outra boa defesa. Três minutos depois, o jogo foi paralisado por falta de luz por quase 20 minutos.
Na volta, o Botafogo não demorou muito para ampliar o placar. Após jogada rápida, Lúcio Flávio cruzou para Herrera, que se antecipou a zaga e chutou sem chance para Rodrigo Calaça. Dois minutos depois, Caio foi lançado, mas finalizou por cima do gol do Goiás. O Goiás estava batido em campo, mas ainda buscava um gol e quase diminuiu com Rafael Moura aos 51 minutos. O atacante cabeceou com perigo assustando o goleiro Jéfferson. O Botafogo diminuiu o ritmo e passou a sofrer uma pressão dos goianos. Aos 56, Bernardo finalizou com perigo e obrigou o arqueiro alvinegro a mais uma defesa.
Mesmo com o jogo ganho, os jogadores do Botafogo mostraram falta de tranquilidade aos 58 minutos. Após ter errado uma jogada, Caio foi advertido por Herrera e os dois começaram a discutir e trocaram empurrões. O árbitro viu e expulsou ambos do jogo. Nos minutos finais, outro jogador do Goiás foi expulso. Wellington Saci fez falta violenta em Lúcio Flávio e recebeu o cartão vermelho pelo árbitro. Com isso, a partida não teve mais emoção e as duas equipes só esperaram o apito final.