A introdução da embalagem de PET (polietileno tereftalato) no Brasil, em 1988, além de trazer as indiscutíveis vantagens ao consumidor, trouxe também o desafio de sua reciclagem, que nos fez despertar para a questão do tratamento das 200 mil toneladas de lixo descartadas diariamente em todo Brasil. Em Sorriso, esse reaproveitamento já é realidade.
Através da iniciativa da Secretaria Municipal de Ação Social, toda decoração natalina deste ano da cidade será feita de garrafas PET. Um primeiro curso já fora realizado pela Secretaria, e o resultado foi melhor que o esperado. Apesar de seu caráter surpreendente, a decoração feita á partir de garrafas PET nada perde em termos de beleza e durabilidade. E traz o bônus extra de ajudar na preservação dos recursos naturais. Será uma decoração barata e ecologicamente correta.
O PET possui algumas características que chamam a atenção de decoradores e artesãos, como absoluta transparência, grande resistência a impactos, maior leveza em relação às embalagens tradicionais e brilho intenso. Além da matéria prima farta, se levado em consideração que 68% de todo refrigerante produzido no país é embalado em garrafas PET. Uma sacola plástica demora até cem anos para se decompor, as garrafas do tipo PET podem chegar a quatro séculos contaminando a natureza.
A Prefeitura Municipal de Sorriso instalou postos de recolhimento de garrafas PET em todas as Escolas Municipais, Cemeis, Casec’s, Centro de Convivência da 3ª Idade e no Conselho Tutelar. Os interessados em aprender como se faz uma decoração, que poderá vir a ser uma fonte de renda extra para as famílias, poderá procurar o Conselho Tutelar de Sorriso nos períodos da manhã, tarde e noite. Quanto mais pessoas manifestarem sua vontade de ajudar, mais bonita a cidade ficará na véspera do Natal.