A administração pública em Sorriso definirá registro de preços para a contratação de empresa, na próxima quinta-feira (31), que fornecerá 12 brigadistas temporários em atendimento a ações de preservação ambiental e segurança pública, especialmente durante o período de estiagem com o aumento expressivo dos focos de incêndio.
A contratação terá duração estimada de até 6 meses e serão investidos R$ 518 mil em recursos próprios. O efetivo vai atuar na prevenção e combate a ocorrências urbanas ou rurais, evacuações de emergência e prestação de primeiros socorros, trabalhos de monitoramento, garantir o cumprimento das normas ambientais vigentes, entre outros pontos.
Atualmente, o município não dispõe, em seu quadro funcional, de agentes capacitados para executar serviços de brigada de incêndio. “Essa ausência pode comprometer diretamente a eficiência das atividades institucionais do município, uma vez que os serviços”, “são essenciais para garantir a segurança preventiva e ostensiva”, avalia o edital.
Ainda segundo a gestão, “a região é caracterizada por clima predominantemente seco durante grande parte do ano, o que aumenta a vulnerabilidade a incêndios em áreas verdes, terrenos baldios, zonas urbanas e propriedades rurais. Esses eventos não só provocam danos ambientais significativos, como também impactam negativamente a qualidade do ar e a saúde”.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.