PUBLICIDADE

Sorriso sedia evento nacional de capacitação para cães em operações dos bombeiros

PUBLICIDADE
Só Notícias/Guilherme Araújo (foto: assessoria)

O Conselho Nacional dos Corpos de Bombeiros Militares do Brasil (LIGABOM) está promovendo em Sorriso, esta semana, a etapa “Centro-Oeste” da certificação nacional de busca, resgate e salvamento com cães, onde foram qualificados 09 binômios mato-grossenses e dois paranaenses (entre raças como Labrador, Pastor Alemão, Border Collie, pastor-belga malinois e outros), mediante avaliações de natureza comportamental e exercícios voltados ao desempenho prático no estádio Egídio José Preima.

O processo visa, segundo a corporação, verificar a eficiência, a obediência, o foco e a capacidade de resposta dos binômios em ambientes de alta complexidade e, juntamente com seus tutores, alinhado aos padrões técnicos nacionais. Dentre as modalidades de manejo e treinamento operacional, estavam a localização de odores específicos, de pessoas vivas e restos mortais (em área rural ou urbana). O veredito em relação aos critérios exigidos será definido pela comissão de execução das provas.

Além de Sorriso, foram recebidos cachorros de Nova Mutum, Cuiabá, Várzea Grande, Barra do Garças e Jaciara. Atualmente, Mato Grosso lidera como o Estado com o maior número de capacitações registradas pela LIGABOM, ultrapassando mais de 20 animais.

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui. 


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE