sábado, 20/abril/2024
PUBLICIDADE

Sorriso: prefeitura terá central de monitoramento para reforçar combate a criminalidade

PUBLICIDADE

A prefeitura acaba de lançar a licitação para contratar uma empresa que vai fornecer os equipamentos e programas de computadores (softwares) para implantação de uma central integrada de monitoramento no município. Ao todo, 39 trechos de ruas e avenidas, em diferentes bairros, serão monitorados por câmeras. A central será instalada no Batalhão de Polícia Militar, no Parque das Araras. O investimento total é de aproximadamente R$ 4,4 milhões.

O objetivo do projeto, desenvolvido pela Secretaria de Governo, é combater a criminalidade, além de integrar os demais órgãos de segurança, como a Guarda Municipal de Trânsito. “A central de monitoramento, criará um novo conceito de segurança pública, com a integração de órgãos municipais no trabalho voltado ao combate da criminalidade, à segurança no trânsito, à qualidade no transporte, ao uso e ocupação ordenada do solo e à prevenção de desastres naturais”.

A prefeitura ainda ressaltou que a cobrança da sociedade pela central partiu após uma audiência pública e, agora, espera que a central auxilie na tomada de decisões dos órgãos de segurança. “Com a ação integrada destes órgãos, conjuntamente com as polícias militar, civil e corpo de bombeiros, a central permite a tomada de atitudes preventivas ou emergenciais diante das mais diversas ocorrências, a partir do olhar permanente e do acompanhamento em tempo real do dia-a-dia da cidade por meio do monitoramento por câmeras, radares, agentes em campo e informações recebidas pela central de atendimento telefônico”.

Com a implantação do sistema, o município terá acesso a  visualização das imagens, das câmeras domes e fixas, em tempo real e em dispositivo móvel, tendo, com isso, a possibilidade de verificar placas de carros roubados e reconhecer, facialmente, possíveis suspeitos. O sistema contará ainda com plataforma móvel e interativa; monitoramento do efetivo em tempo real; mapeamento de ocorrências; possibilidade de impressão de laudos e boletins no local das ocorrências; integração total com o sistema central de controle; envio de indicadores automáticos e em tempo real; planejamento, controle e análise dos resultados; comunicação de voz digital; transmissão de dados móveis; e modernização tecnológica dos sistemas de comunicação existentes na região em destaque.

“A tecnologia integrada com o sistema de vídeo monitoramento ampliará as possibilidades operacionais, além de disponibilizar para as equipes em campo a possibilidade de visualização das câmeras nas viaturas, maior interação com os sistemas de dados e voz, bem como será um marco para o município, que acarretará uma redução nos atuais índices de ocorrências existentes. Além do fornecimento da solução, será exigido a capacitação dos profissionais de segurança pública municipal para a utilização das ferramentas que serão disponibilizadas com a solução”, apontou o Executivo.

A empresa será contratada para prestar serviços técnicos na central por 12 meses e terá um prazo de 60 dias, a partir da emissão da ordem de serviço, para fornecer e instalar os equipamentos. A companhia vencedora também deverá apresentar um cronograma físico (número de câmeras a serem implantadas por mês) e cronograma financeiro (locação, instalação, operacionalização e manutenção de equipamentos eletrônicos registradores de imagem). Está estipulado ainda em edital que, caso seja necessária a realização de manutenção e reparos, a empresa deverá dispor de técnico para reparar no prazo de 2 (duas) horas.

Os envelopes com as propostas serão entregues no dia 7 de agosto. 

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE