Sorriso, maior produtor nacional de soja, também é campeão mundial no recolhimento de embalagens vazias de agrotóxicos. Este ano, a central recebeu, de janeiro até julho, cerca 550 toneladas de embalagens vazias de agrotóxicos e no ano passado foram 870 toneladas. O presidente do Conselho Estadual das Associações das Revendas de Produtos Agropecuários de Mato Grosso (Cearpas) Eri Borges Rejitano, disse que estes números comprovam a conscientização dos agricultores em relação à preservação ambiental. “Sorriso tem mais de 95% de suas embalagens recolhidas e isso demonstra que o município está comprometido com a preservação”, ressaltou.
rodutores rurais, representantes de revendas e alunos de diversas escolas participam hoje, da programação do Dia Nacional do Campo Limpo, na central de recebimento de embalagens vazias de agrotóxicos de Sorriso. Durante o dia todo são apresentadas palestras e vídeos sobre preservação ambiental, destinação correta das embalagens de agrotóxicos e uso de equipamentos de proteção individual.
Em Mato Grosso existem 23 Unidades de Recebimento de Embalagens Vazias, sendo 13 Centrais (Rondonópolis, Campo Verde, Primavera do Leste, Campo Novo do Parecis, Sorriso, Lucas do Rio Verde, Sapezal, Nova Mutum, Canarana, Mirassol D’Oeste, Diamantino, Campos de Júlio e Tangará da Serra) e nove Postos (Cuiabá, Água Boa, Tapurah, Sinop, Barra do Garças, Querência, Juina, Matupá e Boa Esperança).
Estas unidade de recebimento mato-grossenses retiraram do meio ambiente mais de 2,6 mil embalagens este ano. Mato Grosso foi o Estado que mais encaminhou embalagens de defensivos agrícolas para o destino final – reciclagem ou incineração – no primeiro semestre com 2,6 mil toneladas, sendo 1% superior ao volume de 2007.