O Gabinete de Gestão Integrada – GGI- reuniu seus integrantes, esta manhã, para apresentar um estudo da circulação e propostas de adequação viária para o trânsito de Sorriso. De acordo com o engenheiro de tráfego, Rafael Detoni, que apresentou o estudo, na próxima semana será entregue, para o prefeito e a sociedade, um documento detalhado contendo todos os itens estudados e as conclusões a que se chegou.
“Apresentamos aos membros do GGI tudo o que foi levantado em nossas pesquisas e as conclusões a que chegamos em função dos números. Por exemplo, foi feita uma contagem no fluxo dos cruzamentos, levantamos ainda os locais onde mais ocorrem acidentes e realizamos uma análise das quatro principais avenidas do município para saber a necessidade de implantação de semáforos, rotatórias, ciclovias, entre outros”, exemplifica Detoni.
De acordo com o engenheiro, um dos objetivos do estudo é derrubar a falsa idéia de que semáforo e quebra-molas organizam o trânsito. “Um semáforo quando mal implantado, sem embasamento, pode aumentar o número de acidentes de trânsito. Não é verdade que semáforo e quebra-molas resolvem o trânsito. O que resolve são adequações viárias apropriadas para cada situação específica, e é para isso que fizemos este estudo. A próxima etapa é partir para fase de projetos, desenhos e de especificações de materiais”, explica Detoni.
Para o prefeito, Chicão Bedin, a readequação do trânsito é uma necessidade urgente do município. “Sorriso hoje tem o número de um automóvel para cada dois habitantes. Temos uma frota superior a 30 mil veículos, e um número de habitantes inferior a 60 mil. E nesse processo de crescimento da frota de veículos automotores não houve um alargamento das ruas. Precisamos criar alternativas para que tenhamos trânsito que tenha fluxo, que tenha segurança, enfim, que garanta ao nosso cidadão o direito de ir e vir”, afirma Chicão.
Sobre o pré- projeto apresentado esta manhã, o prefeito ressalta que deverá ser implantado em etapas. “O pré-projeto hoje apresentado contempla um estudo da viabilidade para a instalação de semáforos, um projeto piloto de segurança nas escolas, implantação de ciclovias e sistema binário, entre outros. Vamos iniciar a aplicação do projeto no centro mais antigo da cidade, entre as perimetrais. Claro que tem algumas ações que contemplam rotas de acesso nos bairros mais distantes. Vamos implantar de forma progressiva que não cause problemas para os cidadãos. Juntamente com as implantações físicas desses projetos, vamos fazer umas campanhas de esclarecimentos. Vamos envolver a mídia, entidades e escolas nessa campanha para que as modificações não tragam transtornos, e que possa servir de sala de aula para que todos reaprendamos a andar em Sorriso”, enfatiza Chicão.
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Sorriso discute propostas de adequação viária para o trânsito
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