quinta-feira, 18/julho/2024
PUBLICIDADE

Sorriso: 4 animais silvestres feridos e passaram por tratamento são soltos em parque e área de reserva

PUBLICIDADE
Só Notícias (foto: reprodução)

Um gavião carijó, uma cuica, um macaco prego e um jabuti foram soltos em áreas ambientais em Sorriso e voltaram à natureza após passarem por atendimento veterinário. O macaco é de um grupo de primatas que vive no Parque Ecológico de Sorriso e foi encontrado atordoado e desorientado pelo vigia. Após ser capturado pelo órgão de fiscalização da prefeitura foi levado para avaliação clínica apresentando algumas lesões de pele. Ele ficou em observação por 72 horas para que voltar ao parque de forma segura. A cuica foi resgatada pelos bombeiros de Sorriso com lesão na cauda e recebeu os cuidados necessários para que pudesse ser devolvida em segurança a natureza e também foi solto no Parque Ecológico.

O gavião carijó foi entregue a veterinária pela Diretoria de Unidade Desconcentrada de Sinop com fratura no membro inferior, passou por procedimento cirúrgico e permaneceu internado durante o tempo de recuperação. O animal passou pela adaptação alimentar recebendo estímulos para caça, o que tornou possível a soltura na natureza. A ave de rapina foi solta em uma mata próximo à rodovia MT 242.

O Jabuti-tinga foi capturado em uma abordagem pela Polícia Rodoviária Federal em Sorriso, vítima de tráfico. Foi submetido a avaliação médica e liberado para soltura branda em uma fazenda da região cadastrada pela Sema como área de soltura para animais silvestre. 

A médica veterinária Lilian Medeiros, que foi a responsável pela soltura dos animais e realizou os atendimentos por meio de convênio com a Sema, comemorou a volta dos animais a seu habitat natural. “Receber um animal silvestre para atendimento é sempre um desafio. Momentos como esses, de devolvê-los a natureza, nos impulsionam a superar todas as bicadas, mordidas e arranhões. Mantemos contato diariamente com a Sema durante o tratamento e cada recuperação é comemorada por todos”, destacou, através da assessoria.

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Dados de satélite indicam redução no número de focos de calor em Mato Grosso

Dados do Programa BDQueimadas do Instituto Nacional de Pesquisas...

Homem fica ferido em colisão entre carro e moto em Sinop

Um homem ficou ferido em um acidente no setor...

Coruja é resgatada em área de risco por morador de Sorriso

O filhote de coruja suindara (tyto furcata), também conhecida...
PUBLICIDADE