A capacidade do Sistema Prisional mato-grossense deve aumentar em até 1,2 mil vagas, entre as unidades de Cuiabá e do interior, até o próximo mês segundo a Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) do Estado. O aumento se deve as construções dos Centros de Detenção Provisória (CDPs) que neste ano já teve uma unidade inaugurada: a de Tangará da Serra, que atenderá 152 detentos. As implementações aumentaram a capacidade do sistema no Estado para aproximadamente seis mil vagas.
Em 2010, ainda estão previstas a inauguração dos CDPS de Pontes e Lacerda também com capacidade de 152 reeducandos para o mês de janeiro, de Juína, que deve ser inaugurada em junho para 152 pessoas e de Peixoto de Azevedo até dezembro do ano que vem, que vai abrigar 256 presos. Cerca de R$ 22 milhões estão sendo investidos na construção dos centros.
A ampliação de Penitenciária Central de Cuiabá, antigo Pascoal Ramos, em 350 vagas está concluída, apenas aguardando ajustes no sistema de escoamento de esgoto para recebimento de novos reeducandos. Ainda este ano várias cadeias públicas também foram reformadas. As obras nos municípios de Lucas do Rio Verde, Juara e Alta Floresta serão inauguradas até dezembro. E outras vinte cadeias serão reformadas até o fim de 2010, representando um investimento de R$ 59 milhões com recursos Federais e contrapartida do Estado, em reformas e equipamentos.
Como parte do pacote Segurança com Cidadania, lançado pelo Governo do Estado em maio deste ano, a construção da Unidade de Jovens e Adultos deve ser concluída em dezembro de 2010, com capacidade para reeducandos entre 18 a 24 anos. Para os jovens e adolescentes em conflito com a lei, a construção da unidade Socioeducativa em Várzea Grande já está em fase final de licitação e será concluída também até o fim do próximo ano.
Em 2010, o aumento no número de vagas dentro do sistema prisional aumentará em mais 1040.