O governo do Estado está implantando em Sinop um sistema de estatística de acidentes de trânsito que irá qualificar não só o conhecimento de dados gerais, mas também a identificação dos locais de maior frequência de acidentes na malha viária urbana e os fatores circunstanciais da sua ocorrência, para a definição das intervenções de engenharia, fiscalização, operação e educação de trânsito.
Sinop é a primeira cidade do Mato Grosso a receber esse sistema. Essa iniciativa atende ao artigo 24 § IV do Código de Trânsito Brasileiro, que cita a competência dos órgãos e entidades executivos de trânsito dos municípios, no âmbito de sua circunscrição para coletar dados estatísticos e elaborar estudos sobre os acidentes de trânsito e suas causas.
“Neste sistema que se encontrarão elementos científicos sobre o perfil das pessoas e dos veículos envolvidos, os locais concentradores de acidentes, os tipos de acidentes. Todos estes dados serão completos, porque haverá coleta de dados de ocorrências da Polícia Civil, Militar e Guarda de Trânsito”, informou a Coordenadora Estadual do Renaest, Sandra Rodrigues do Egito. “A partir de uma série histórica confiável sobre acidentes de trânsito, podem ser criados programas eficazes de prevenção de acidentes, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida da população”, reforçou.
Os dados sobre acidentes de trânsitos, processados pela Polícia Civil, Polícia Militar e Guarda Municipal de Trânsito e os registros lavrados por essas autoridades estão sendo armazenados em um banco de dados de uma página da web, obtendo-se estatísticas científicas, sem duplicidade e garantindo conceitos comuns sobre acidentes, além de garantir agilidade na busca de outros resultados como o levantamento sobre as quantidades de acidentes sem vítimas, com vítimas e com vítimas fatais.