sexta-feira, 3/maio/2024
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Sistema de webponto já está em 16 órgãos estaduais

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A Secretaria de Estado de Gestão (Seges) fechou o ano passado com a implantação do webponto em 16 órgãos estaduais, sendo que a meta inicial, no Acordo de Resultados, era implantar o sistema em dois órgãos. O sistema vem obtendo êxito, atendendo a necessidade de cada secretaria. Assim, o objetivo para 2016 é que todos os órgãos interessados estejam com o aplicativo implantado e funcionando

Gerenciado pela Coordenadoria de Monitoramento da Superintendência de Gestão de Pessoas da Seges, o aplicativo tem vantagens como: inibição de fraudes no processo de marcação de ponto; centralização, sincronização e consistência de dados; agilidade e eficiência no processamento da informação; painel de acompanhamento com informações em tempo real; redução de custos com pessoal e otimização de tempo e recursos; sistema web com informações disponíveis 24 horas por dia nos sete dias da semana; além do baixo custo do sistema.

Coordenador da Tecnologia da Informação da Seges, Enilson Oliveira, ressaltou que a implantação tem custos mínimos comparada a soluções compatíveis no mercado. “É importante falar da economia para o Estado com esse aplicativo, pois este é um produto inovador e criado aqui pelo nosso time, e gratuito. Para os órgãos obterem o Webponto basta solicitar a implantação e adquirir os equipamentos necessários (computador e leitor biométrico) para atender as necessidades”.

A coordenadoria de TI da Seges também passou a disponibilizar no site da secretaria  informações sobre a utilização do sistema, como o manual de uso, um FAQ com as principais dúvidas dos usuários, contato, informações e tudo que o servidor possa precisar para registrar suas frequências e navegar no aplicativo. “Isso trouxe mais facilidade e agilidade para quem usa o Webponto e para os órgãos que estão aderindo, pois praticamente todas as dúvidas podem ser sanadas através das informações que estão no site. E, caso ele ainda fique em dúvida, dispomos todos os contatos para podermos ajudar”, ressaltou Enilson.

O Webponto trouxe pela primeira vez a unificação das informações de frequência dos servidores estaduais. Hoje, cada secretaria participante pode ter o acompanhamento semanal e mensal de cada servidor, como índice de assiduidade, motivos de faltas, justificativas e férias. Enilson disse ainda que, “é inédito para o Estado este avanço para gestão de assiduidade de modo unificado, podendo ter as informações de frequência de cada servidor público de maneira transparente e informatizada”.

O sistema WebPonto nasceu em um projeto interno da Coordenadoria de Tecnologia da Informação (CTI) para o controle de frequência apenas da área sistêmica. O projeto foi apresentado a então Secretaria de Administração, em 2012, quando se percebeu a necessidade de maior controle sobre os registros de ponto dos funcionários públicos, antes realizados apenas por meio de usuário e senha.

Após as adaptações aos moldes da Secretaria, começava a ser implantado o WebPonto, em abril de 2012, apenas na então Secretaria-Executiva do Núcleo Administração e, em junho de 2014, em toda a pasta.

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