sábado, 4/maio/2024
PUBLICIDADE

Sinop: UFMT e universidades americanas devem firmar acordo para intercâmbio de acadêmicos

PUBLICIDADE

Representantes da Universidade Federal de Mato Grosso, campus Sinop,  embarcaram hoje, aos Estados Unidos, em busca de firmar parcerias para que alunos da UFMT possam estudar e estagiar nas instituições americanas. As universidades que deverão receber os acadêmicos sinopenses são as de Minessota, Iowa, Ohio, Harvard e Maine.

O coordenador do curso de Agronomia, professor Rogério Coimbra, contou, ao Só Notícias, que a ideia partiu de uma necessidade que ele tinha, uma vez os alunos faziam esse intercâmbio por agências integradoras, o que não é um convênio legalizado pela universidade. Com a chegada do professor Daniel Carneiro de Abreu ao campus, em 2013, o plano começou a viabilizar. “Como o professor Daniel Abreu estudou lá, ele tem uma relação internacional boa com essas universidades e já trouxe alguns pesquisadores de lá para o Brasil. Agora estamos indo lá junto com a reitora da Universidade, professora Maria Lúcia, e com o professor Paulo Teixeira [pró-reitor de relações internacionais] para firmar essa parceria com toda a UFMT, não só com os cursos de agrárias”.

Coimbra disse ainda que os alunos poderão fazer tanto a parte acadêmica, estudando nas universidades, como a parte de estágio, trabalhando em empresas e lavouras americanas.

O aluno interessado em participar passará por uma pré-seleção, segundo a resolução da UFMT, que elenca um aluno de excelência, atendendo a critérios como ter um quociente de rendimento médio e fluência em inglês. Após isso, a universidade americana que ele vai, fará uma pré-seleção com avaliações próprias, como a proficiência em inglês, por exemplo.

O projeto também prevê o recebimento dos alunos americanos em Mato Grosso. Segundo Coimbra, a parceria firmada também fará o intercambio inverso, visando troca de experiência e informações. “No curso de Agronomia, montamos duas disciplinas de inglês para que os alunos de lá possam vir assistir aula aqui e fazer estágio aqui também. Mato Grosso é muito bem visto por eles lá”.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Banco indiano avalia potencialidades do agro em visita técnica no Estado

O governo estadual apresentou, nesta semana, as potencialidades do...

Tamanduá resgatado em semicoma após ser atropelado retorna ao Pantanal

Um tamanduá-bandeira foi devolvido à natureza, este fim de...
PUBLICIDADE