A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) Campus de Sinop está com inscrições abertas para os processos seletivos de ingresso no primeiro semestre de 2026 em quatro programas de mestrado e um de doutorado. No total, são 80 vagas de mestrado e 17 vagas de doutorado. As inscrições para todos os programas já iniciaram e vão até o próximo mês, exclusivamente via Sistema Eletrônico de Informação.
O Programa de Pós-graduação em Ciências em Saúde (PPGCS) oferece 34 vagas para sua área de concentração, distribuídas nas linhas de pesquisa em Doenças não-transmissíveis e Doenças infecciosas e parasitárias. O curso tem duração de 12 a 24 meses e é voltado a graduados em Ciências Biológicas, Ciências Agrárias, Ciências da Saúde, Ciências Exatas e áreas afins.
Já o Programa de Ciências Ambientais (PPGCAM) abriu 23 vagas em duas linhas de pesquisa: Conhecimento, uso e conservação da Biodiversidade (10 vagas) e Conhecimento, uso e conservação dos Recursos Naturais (13 vagas). O curso é interdisciplinar e aceita candidatos de diversas áreas, como Biológicas, Agrárias, Saúde, Engenharias, Educação e Sociais Aplicadas.
O mestrado de Ensino de Ciências da Natureza e Matemática (PPGECM) está oferecendo 12 vagas para professores. As linhas de pesquisa contemplam o Ensino de Ciências da Natureza (6 vagas) e o Ensino de Matemática (6 vagas). O programa busca fortalecer a formação docente e tem duração de 24 a 30 meses.
O Programa em Agronomia (PPGA) disponibiliza 11 vagas, sendo 5 para a linha de Fitotecnia e 6 para Solos. O programa forma mestres voltados para a pesquisa e desenvolvimento na agricultura, com duração entre 18 e 24 meses. Candidatos com graduação em Agronomia ou áreas afins podem se inscrever.
O único programa de doutorado com inscrições abertas é o em Biotecnologia e Biodiversidade (PPGBB), que integra a Rede Pró Centro-Oeste. São 17 vagas distribuídas em três linhas de pesquisa: Ciência, Tecnologia e Inovação para Sustentabilidade da Região Centro-Oeste (6 vagas), Bioeconomia e Conservação dos Recursos Naturais (4 vagas) e Desenvolvimento de Produtos, Processos e Serviços Biotecnológicos (7 vagas). O curso busca formar pesquisadores capazes de atuar em biotecnologia, biodiversidade e inovação, com foco na sustentabilidade regional.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.