PUBLICIDADE

Sinop: UFMT abre mais de 90 vagas em programas de mestrados e doutorado

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria)

A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) Campus de Sinop está com inscrições abertas para os processos seletivos de ingresso no primeiro semestre de 2026 em quatro programas de mestrado e um de doutorado. No total, são 80 vagas de mestrado e 17 vagas de doutorado. As inscrições para todos os programas já iniciaram e vão até o próximo mês, exclusivamente via Sistema Eletrônico de Informação.

O Programa de Pós-graduação em Ciências em Saúde (PPGCS) oferece 34 vagas para sua área de concentração, distribuídas nas linhas de pesquisa em Doenças não-transmissíveis e Doenças infecciosas e parasitárias. O curso tem duração de 12 a 24 meses e é voltado a graduados em Ciências Biológicas, Ciências Agrárias, Ciências da Saúde, Ciências Exatas e áreas afins.

Já o Programa de Ciências Ambientais (PPGCAM) abriu 23 vagas em duas linhas de pesquisa: Conhecimento, uso e conservação da Biodiversidade (10 vagas) e Conhecimento, uso e conservação dos Recursos Naturais (13 vagas). O curso é interdisciplinar e aceita candidatos de diversas áreas, como Biológicas, Agrárias, Saúde, Engenharias, Educação e Sociais Aplicadas.

O mestrado de Ensino de Ciências da Natureza e Matemática (PPGECM) está oferecendo 12 vagas para professores. As linhas de pesquisa contemplam o Ensino de Ciências da Natureza (6 vagas) e o Ensino de Matemática (6 vagas). O programa busca fortalecer a formação docente e tem duração de 24 a 30 meses.

O Programa em Agronomia (PPGA) disponibiliza 11 vagas, sendo 5 para a linha de Fitotecnia e 6 para Solos. O programa forma mestres voltados para a pesquisa e desenvolvimento na agricultura, com duração entre 18 e 24 meses. Candidatos com graduação em Agronomia ou áreas afins podem se inscrever.

O único programa de doutorado com inscrições abertas é o em Biotecnologia e Biodiversidade (PPGBB), que integra a Rede Pró Centro-Oeste. São 17 vagas distribuídas em três linhas de pesquisa: Ciência, Tecnologia e Inovação para Sustentabilidade da Região Centro-Oeste (6 vagas), Bioeconomia e Conservação dos Recursos Naturais (4 vagas) e Desenvolvimento de Produtos, Processos e Serviços Biotecnológicos (7 vagas). O curso busca formar pesquisadores capazes de atuar em biotecnologia, biodiversidade e inovação, com foco na sustentabilidade regional.

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Projeto leva cinema gratuito para moradores em Sorriso e Boa Esperança

Sessões gratuitas de cinema ao ar livre serão oferecidas...

Acidente entre três veículos deixa um ferido em avenida de Sorriso

A colisão envolvendo uma Honda Biz, Fiat Strada Endurance...
PUBLICIDADE