quinta-feira, 25/abril/2024
PUBLICIDADE

Sinop terá diagnóstico sobre coleta e tratamento de esgoto

PUBLICIDADE

A campanha de mobilização ´Y Ikatu Xingu, que pretende proteger e recuperar as nascentes e matas ciliares do Rio Xingu, começou a apresentar os primeiros resultados. Por conta das articulações e parcerias realizadas no âmbito da mobilização, o Ministério das Cidades (MC) realizará um diagnóstico sobre o saneamento básico em 14 cidades da bacia. Além disso, estão concorrendo ao edital do Fundo Nacional do Meio Ambiente (FNMA) projetos nas áreas de formação de agentes socioambientais e assistência técnica, que poderão impulsionar ações de conservação ambiental na região.                

O estudo do ministério abrangerá informações sobre coleta e tratamento de esgoto e lixo, distribuição de água e rede pluvial. A previsão é que o trabalho se inicie em maio e seja realizado em Sinop, Canarana, Querência, Gaúcha do Norte, Ribeirão Cascalheira, Feliz Natal, São José do Xingu, Santa Cruz do Xingu, Marcelândia, Cláudia, Santa Carmem, Nova Ubiratã, Santo Antônio do Leste e União do Sul. Segundo dados do Programa Nacional de Saneamento Básico (PNSB), dos 35 municípios da bacia, três não têm distribuição de água, apenas dois têm esgoto e dez não têm drenagem urbana.

Um dos projetos que concorrerá aos recursos do FNMA pretende formar, em um ano, 40 agentes multiplicadores socioambientais em Canarana, Gaúcha do Norte e Ribeirão Cascalheira. Agricultores, técnicos, professores e lideranças indígenas poderão participar do trabalho, que é uma parceria entre a prefeitura de Canarana, a Universidade Estadual do Mato Grosso (Unemat) e a organização não-governamental Instituto Socioambiental (ISA), uma das entidades que integram a campanha. Apóiam a iniciativa o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Ribeirão Cascalheira, as prefeituras de Gaúcha do Norte e Ribeirão Cascalheira. O resultado do edital sairá em julho.  

O outro projeto é uma parceria entre a Prefeitura de Ribeirão Cascalheira, o Sindicato de Trabalhadores Rurais do município e o ISA. O trabalho pretende prover assistência técnica para cerca de 200 famílias de três assentamentos para reforma agrária da região, durante quatro anos.

Além disso, representantes de várias organizações que integram a campanha também vêm realizando uma série de visitas à região e reuniões com representantes de trabalhadores e produtores rurais, autoridades, populações indígenas e organizações. A idéia é divulgar a campanha, angariar mais apoios e parcerias, conhecer melhor os problemas de cada localidade, bem como soluções e alternativas de sucesso. O trabalho será feito durante todo o ano.

No dia 14 de abril, quinta-feira, uma equipe de integrantes da campanha estará em Querência e Canarana. No dia 15 de abril, sexta-feira, o grupo visita Àgua Boa. 
“Estamos encorajando mais instituições e municípios a implantar outros projetos e ações”, explica Daniela Jorge de Paula, assessora do ISA. Ela informa que a entidade irá auxiliar, com qualificação técnica e apoio institucional, as organizações que queiram elaborar projetos. “Também vamos propor projetos-piloto que possam funcionar como experiências demonstrativas de recuperação de nascentes e matas ciliares”.

A campanha ´Y Ikatu Xingu – que significa “água boa, saudável”, na língua Kaiamurá – é uma iniciativa de dezenas de ONGs, movimentos sociais, povos indígenas, sindicatos, federações, universidades, órgãos públicos e diversas organizações civis do Mato Grosso e do Brasil. A mobilização foi lançada no Encontro Nascentes do Rio Xingu, realizado em Canarana, de 25 a 27 de outubro de 2004. O evento reuniu 340 representantes de instituições como o Fórum Matogrossense de Meio Ambiente e Desenvolvimento (Formad), a Federação da Agricultura e Pecuária do Mato Grosso (Famato), a Confederação Nacional da Agricultura (CNA), Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), a Amaggi Exportação e Importação, a Unemat, o WWF e a Associação Terra Indígena Xingu (Atix), entre outros.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE