Geral

Sinop: simpósio debaterá integração lavoura-pecuária e gestão ambiental

Duzentas e cinquenta pessoas, entre agricultores, pecuaristas, estudantes e demais, são esperadas para a segunda edição do Simpósio Regional do Agronegócio, organizado pela Associação dos Criadores do Norte (Acrinorte), nos dias 9 a 11 de junho, paralelo a 24ª Exponop. No primeiro dia, as discussões serão focadas na pecuária. Já no segundo será voltado à agricultura. No último haverá um dia de campo para debater a integração lavoura pecuária.

O presidente da comissão de agricultura da associação, Agenor Pelissa, explica que alguns temas já foram definidos. “O foco será a difusão de tecnologia, por meio do projeto de integração lavoura-pecuária, proporcionar conhecimento por meio de palestras sobre mercado externo, novas cultivares de pastagens, debater o cooperativismo, doenças da soja, dificuldades na criação de ovinos”, declarou.

Também deve ser apresentado o projeto ‘Lucas do Rio Verde Legal’, desenvolvido em Lucas do Rio Verde, modelo de gestão ambiental para tentar resgatar o equilíbrio que a natureza perdeu em razão de desmatamentos, regularizando as Áreas de Preservação Permanente (APPs) e implantando o ‘selo verde’.

Os participantes vão discutir a viabilidade de implantá-lo na maior cidade da região Norte.