PUBLICIDADE

Sinop: secretaria institui comissão para investigar morte de irmã de vereador que foi atendida na UPA

PUBLICIDADE

A Secretaria Estadual de Saúde (SES) instituiu uma comissão de investigação para apurar a morte da paciente Ivonete Firmino Rocha, que morreu no dia 2 de março, após passar pela Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Ela era irmã do vereador Adenilson Rocha e se recuperava de um acidente, sofrido 15 dias antes, quando teve um tromboembolismo pulmonar (de acordo com o atestado de óbito) e acabou falecendo.

Conforme a portaria, publicada no Diário Oficial do Estado, que circulou hoje, o grupo, composto por duas enfermeiras e um médico, deverá conhecer as causas e detectar os “fatores determinantes” da morte de Ivonete. O objetivo é visar a “detecção de suas falhas de processos e apuração de óbito”. Para isso, deverá realizar “investigação epidemiológica” da morte da paciente. O prazo para conclusão é de 15 dias.

Conforme Só Notícias já informou, em março, o subsecretário municipal de Saúde, Gerson Danzer, solicitou que o coordenador administrativo da Agência de Desenvolvimento Econômico e Social do Centro Oeste (Adesco), Luiz Carlos Lauer, abrisse uma sindicância para apurar a morte. O Conselho Municipal de Saúde também foi acionado para acompanhar o caso.

Consta no documento, que também foi sugerido ao conselho médico da unidade que “avalie o caso em concreto para apuração de possível infração ética e outras irregularidades e que apresente o relatório para que seja encaminhado aos órgãos de controle como o Ministério Público Estadual e Conselho Regional de Medicina (CRM)”.

“Ela estava se recuperando de um acidente que ocorreu após passar com uma moto em um quebra-molas, cair e fraturar a perna. Ela fez uma cirurgia no Hospital Regional e cerca de 15 dias depois começou a reclamar de dores nas costas. Na quinta-feira, ela foi levada até a Unidade de Ponto Atendimento após uma parada respiratória e um possível quadro de embolia pulmonar. Fez um exame, retornou para casa, não aguentou e acabou falecendo”, disse Rocha através da assessoria.

Ivonete foi sepultada em Sinop.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Justiça mantém na cadeia ex que arrastou mulher nua em Mato Grosso

A Justiça decretou hoje a prisão preventiva de um...

Bombeiros resgatam jiboia e tamanduá-mirim em Mato Grosso

O Corpo de Bombeiros realizou o resgate de uma...

Engavetamento com seis veículos deixa duas pessoas feridas em rodovia de Mato Grosso

Um engavetamento envolvendo seis veículos, sendo três caminhões e...
PUBLICIDADE