Começou, há instantes, no plenário da câmara, a audiência da Justiça Federal para ouvir os 4 controladores de vôo que trabalharam em 29 de setembro do ano passado, quando um jato Legacy colidiu com Boeing da Gol, a 200 km de Peixoto de Azevedo, matando os 154 ocupantes do vôo 1907 que seguia para Brasília. Os controladores Jomarcelo Fernandes dos Santos, Lucivando Tibúrcio de Alencar, Leandro José Santos de Barros e Felipe Santos dos Reis chegaram em Sinop, no início da manhã, em avião da FAB (Força Aérea Brasileira) e ficaram na unidade do Sivam (Sistema de Vigilância da Amazônia), que fica ao lado do aeroporto.
•Veja fotos do acidente em 29 setembro 2006 clicando aqui
O sargento da Aeronáutica Felipe Santos dos Reis, lotado no Cindacta 1, é o primeiro a ser ouvido. Neste momento, ele responde questionamentos do procurador Thiago Andrade. Felipe já explicou detalhadamente a função que exerce e fez comparativos com outras exercidas no Cindacta. Ele ainda não deu detalhes técnicos do dia em que ocorreu a tragédia.
Ontem, conforme Só Notícias, já informou, houve a primeira audiência da segunda maior tragédia da aviação brasileira. Os pilotos americanos Joseph Lepor e Jan Paladino, responsabilizados pelo MP e Polícia Federal por causarem o acidente, não compareceram. A ausência foi criticada por advogados das famílias das vitimas, que são assistentes de acusação, alegando que descumpriram compromisso com a Justiça quando foram liberados para retornaram aos Estados Unidos.
Os advogados dos pilotos estão acompanhando a audiência para depoimento dos controladores.
(Atualizada às 15:12hs)
Leia mais
Sinop: controladores depõem hoje sobre queda de boeing
Sinop: advogado considera que pilotos desrespeitaram Justiça