segunda-feira, 29/abril/2024
PUBLICIDADE

Sinop: Refeccs reforça projeto para repassar braçadeiras a pesssoas em tratamento contra câncer

PUBLICIDADE

A Rede Feminina de Combate ao Câncer de Sinop iniciou o ano fortalecendo o projeto de doação de braçadeiras de compressão longa e do aparelho de biocompression. O trabalho passou a ser colocado em prática em setembro do ano passado, em parceria com o Projeto Sicredi na Comunidade. O uso das braçadeiras é necessário para as pacientes que venha a ter linfedema – inchaço causado pela acumulação de líquido linfático nos tecidos da superfície do corpo. Após o tratamento ao cancro da mama, pode ocorrer esta acumulação de linfa como consequência de alterações no sistema linfático devido à cirurgia e/ou radioterapia aos gânglios linfáticos na axila e áreas circundantes. Este linfedema pode acontecer por vezes, sem cirurgia nem radioterapia e dever-se à existência de células cancerígenas que ocuparam o sistema linfático, informa a assessoria.

O uso das braçadeiras é por tempo indeterminado. E a Refeccs, em parceria com o projeto Sicredi na Comunidade, estará doando 100 pares de braçadeiras para as pacientes assistidas por ela. Nem sempre a paciente precisará do par, assim a rede poderá beneficiar até 200 pessoas. ”Infelizmente depois do tratamento desenvolveu linfedema, e agora com a braçadeira e as terapias com o aparelho de Biocompression, terei mais qualidade de vida”, relatou uma paciente que é atendida pela rede.

A Refeccs adquiriu também o aparelho de Biocompression que realiza uma drenagem linfática na região reduzindo o edema e incômodos causados pelo linfodema. O aparelho será usado na paciente na própria sede da Refeccs, monitorado o tempo todo por uma voluntária com formação em fisioterapia. A fisioterapeuta e voluntária da Refeccs, Marielza Ayala Curvo, será uma das  profissionais que acompanharão as pacientes “O tratamento vai variar de paciente para paciente, mas no mínimo duas vezes por semana ela terá que se deslocar até a Refeccs para a aplicação do aparelho de Biocompression. Cada aplicação é de no mínimo 40 minutos, e conforme o resultado a paciente poderá ganhar alta o quanto antes, claro! Não deixando de usar as braçadeiras de compressão".

A informação é da assessoria.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Lucas do Rio Verde vai melhorar iluminação em bairro

A prefeitura definiu a abertura de processo licitatório, dia...

Colisão entre carro e moto deixa um em estado grave em Sinop

O motociclista foi socorrido em estado grave, ontem à...

Morre mãe do 1º deputado estadual eleito por Sinop

Faleceu, ontem, em Sinop, Ayako Hasegawa Yanai, mãe do...
PUBLICIDADE