sábado, 20/abril/2024
PUBLICIDADE

Sinop recebe pela 1ª vez o Pint of Science que terá duração de 3 dias

PUBLICIDADE
Só Notícias

Começa na próxima segunda-feira e vai até na quarta a edição do maior festival de divulgação científica do mundo: o Pint of Science. É a primeira vez que Sinop recebe o evento, realizado em 24 países, em cinco continentes, nessas mesmas datas. O Brasil é o campeão em número de sedes, com 85 cidades participantes. Nascido em Londres, o festival tem o nome em inglês e faz alusão ao ambiente onde é realizado: bares e restaurantes.  Em uma tradução livre, significa uma dose de ciência. A proposta é que cientistas deixem seus laboratórios e gabinetes e falem sobre ciência para a população de uma maneira simples e descontraída.

Em Sinop o festival ocorrerá em dois bares, com início às 19h, a programação contará com duas ou três apresentações em cada local, por noite. As apresentações são curtas, de modo a sobrar tempo suficiente para que o público possa fazer perguntas e interagir com os cientistas.

Entre os apresentadores convidados em Sinop estão pesquisadores da Embrapa, professores de universidades e de escolas e até mesmo um mestre cervejeiro. Os temas serão os mais diversos. Entre eles estão questões de saúde, como obesidade, efeito dos agrotóxicos e uso de realidade virtual no aprendizado de dentistas; uso da ciência em investigações criminais, com reconhecimento de arcada dentária e detecção de vestígios de drogas no organismo; aspectos da alimentação, com discussões sobre alimentos geneticamente modificados e consumo de insetos; interferência da tecnologia em nosso dia-a-dia, com o trabalho dos algoritmos e inteligência artificial; a matemática em nosso cotidiano e na natureza; a ciência por trás da produção de cerveja e a construção da história por meio do exemplo da Cannabis.

A participação no festival é gratuita. O evento é coordenado pela equipe de comunicação da Embrapa Agrossilvipastoril, com participação de professores da UFMT, Unemat e demais faculdades, informa a assessoria.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE